Ministro afirmou que mesmo com as enchentes do Rio Grande do Sul a economia brasileira “não parou de crescer”
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na 3ª feira (16.jul.2024) que o Ministério da Fazenda deve aumentar a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) de 2024. Disse que mesmo com as enchentes do Rio Grande do Sul, a economia brasileira “não parou de crescer”.
“Tudo indica que mesmo com a calamidade do Rio Grande do Sul, que afetou um Estado que responde por quase 8% do PIB brasileiro, a economia não parou de crescer”, declarou Haddad em reunião com o setor da indústria de alimentos.
Na mesma reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, se o dinheiro investido pelo governo circular na economia, o Brasil deve crescer mais que 2,5% em 2024.
Assista (1min14s):
A estimativa de agentes financeiros para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2024 é de 2,11%, segundo Boletim Focus divulgado pelo BC (Banco Central) na 2ª feira (15.jul). Representa crescimento de 0,3 p.p. (pontos percentuais) em relação há 4 semanas.
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, também disse que será preciso revisar o crescimento da economia brasileira.
“O nosso governo vai ter que rever a taxa de crescimento, ela está subestimada. É só olhar o emprego, a renda, os salários e todos esses indicadores que estão aparecendo, nós vamos ter que rever rapidamente a taxa de crescimento, nós vamos ter um resultado muito melhor e os pessimistas vão se derrotados pelo presidente Lula e pelas entregas desse governo”, afirmou.