No último fim de semana de julho, a movimentação nas vias de acesso às praias permaneceu intensa, como foi o caso das praias de Mosqueiro e Outeiro. Mas, para garantira a segurança de todos, é necessário ter atenção redobrada no trânsito, sobretudo, tendo mais atenção e responsabilidade para que o passeio não resulte em sinistros.
Por este motivo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou ações educativas para orientar e conscientizar pedestres, ciclistas e condutores de carro e moto, sobre a segurança de todos no trânsito.
No sábado, 27, a atividade aconteceu próximo ao Caramanchão, no Chapéu Virado, e na Praia do Farol, em Mosqueiro. Já no domingo, 28, foi a vez da Praia Grande e a Praia do Amor, em Outeiro, que receberem a equipe de educação para o trânsito. Ao todo foram 1.650 abordagens, sendo 820 em Mosqueiro e 830 em Outeiro.
Abordagens educativas
Segundo a chefe de divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, todos têm responsabilidades. Após curtir a praia, muitas vezes a pessoa que bebe também é a que dirige no retorno para casa. Um pedestre, no meio da brincadeira, pode ser desatento e atravessar a rua sem olhar para ver se vem algum veículo. Essas são alguns exemplos que podem levar um mês de férias escolares se transformar em pesadelo para qualquer cidadão.
“Todas as escolhas são importantes para evitar riscos às vidas no trânsito. Por isso, todos devem adotar comportamentos seguros no trânsito, buscando evitar sinistros e mortes, nesse período de veraneio”, pontuou Tatiane.
Além das orientações e alertas feitos pela equipe de educação para o trânsito, as pessoas abordadas receberam também material educativo com dicas de segurança viária para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores, além de adesivos que incentivam os condutores a serem responsáveis, especialmente, ao que diz respeito à ingestão de bebida alcoólica e direção; e adesivos referentes às responsabilidades de todos no trânsito.
Orientações nos distritos
Em Mosqueiro, foram abordados os pedestres que passeavam pelo calçadão do Chapéu Virado e do Farol, assim como ciclistas e também condutores de moto e carro que chegavam pela avenida Beira Rio ou pela avenida 16 de Novembro.
O professor Emerson Lola recebeu as orientações ao passar de bicicleta pelo Chapéu Virado. Segundo ele, é importante os pedestres e ciclistas também receberem orientações. “Eu, como ciclista, percebo a necessidade de respeitar o pedestre. É necessário que a gente estando em qualquer posição no trânsito, percebamos a importância de respeitar o outro para garantir que todos fiquem seguros”.
Durante a ação, agentes de trânsito da Semob também orientaram os condutores de carros e motociclistas quanto aos acessos para evitar a formação de congestionamento e manter a fluidez e organização viária. Ele orientaram também os banhistas sobre a travessia segura na faixa de pedestre.
Já em Outeiro, as abordagens foram realizadas ao longo da rua de acesso à Praia Grande e da Praia do Amor. A equipe de educação também percorreu a extensão do calçadão e da faixa de areia para orientar os frequentadores que estavam nos bares e restaurantes, que também receberam material educativo junto com as orientações.
Para o autônomo Dorielso da Silva Brito, que usou o domingo para passear de bicicleta no entorno da Praia Grande, é necessário que os condutores de veículos maiores, cuidem e “tenham atenção para não ferir outros condutores, ciclistas e quem está à pé, que são os mais vulneráveis”.
“A segurança pra gente é tudo, mas infelizmente tem pessoas que não tem essa noção. Tem que dirigir com responsabilidade, não exceder o limite de velocidade, não beber. Quem vem de moto, tem que usar o capacete”, ressaltou o motociclista de aplicativo, Gleidson Nascimento.
Fonte: Agência Belém