Símbolo da República está presente em uma das obras mais famosas da História. Marianne foi retratada também em obras de arte, sendo a mais famosa delas o quadro “A liberdade guiando o povo”, de 1830, do artista Eugène Delacroix e em exposição no Museu do Louvre, em Paris.
Marianne também já ilustrou a moeda francesa. Antes de adotar o euro como moeda oficial, a França utilizava o franco. Em 1993, a versão da cédula de 100 francos trazia o rosto de Eugène Delacroix e uma reprodução de sua obra à direita.
Figura de Marianne também aparece nas moedas portuguesas. Em Portugal, o símbolo da República foi o escolhido para ilustrar as moedas a partir de uma gravura desenhada por Cândido da Silva.
Imagem representada em cédulas é chamada de efígie e está presente de diferentes formas ao redor do mundo. Enquanto no real a efígie é uma escultura, em moedas estrangeiras essa representação pode ser feita com personagens reais. A nota de um dólar, por exemplo, traz o rosto do ex-presidente dos Estados Unidos George Washington, enquanto o cientista e um dos líderes da independência americana Benjamin Franklin ilustra a nota de 100 dólares.