Biodiversidade, sustentabilidade, energia, saúde, tecnologia. Temas como esses, abordados de forma criativa por meio de diversas apresentações e experimentos, foram as atrações da I Expo Ciência – A Investigação Científica como Prática Estudantil realizada pelas escolas municipais de São Caetano do Sul.
O evento, promovido neste sábado (27/4) pela Secretaria Municipal de Educação, foi prestigiado pelo prefeito José Auricchio Júnior, que ficou encantado com a qualidade dos projetos expostos nos estandes montados no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação). “Essa exposição mostra a força da Educação de nossa cidade”, elogiou o prefeito.
“A I Expo Ciência foi uma amostra do que nossos professores e alunos vêm estudando ao longo dos anos, a partir da investigação científica”, explicou a secretária de Educação Minéa Fratelli. Participaram da exposição alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental e Médio, abordando temas das mais diversas áreas do conhecimento.
A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Luiz Olinto Tortorello, por exemplo, trabalhou um tema da Botânica: “Explorando a Biodiversidade das Árvores Frutíferas no Jardim da Escola”. A EMEF Sylvio Romero apresentou “Os Movimentos da Terra: Explorando a Rotação e a Translação”. A EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Arquiteto Oscar Niemeyer mostrou práticas tecnológicas em nosso cotidiano e a EMEF Maria Teresinha Dario Fiorotti levou o tema “energia sustentável”.
Ao todo, 20 estandes ofereceram aos visitantes uma imersão na ciência. “A investigação científica é uma forma de modernizar e estimular o aprendizado de nossos alunos”, resumiu o prefeito Auricchio.