O governador Eduardo Leite afirmou, em coletiva na noite desta quinta-feira, que pelo ritmo de elevação observado nas últimas horas o nível do Guaíba deve superar os 5m ao longo desta sexta-feira e superar o patamar histórico da enchente de 1941 – 4,76m.
Até o momento, no começo desta noite, o local observa 3,28m e já superou a cota de inundação. Conforme Leite, o nível está subindo 0,8 cm por hora.
Leite destacou que a situação será especialmente grave em toda a bacia dos rios que passam pela Região Metropolitana, como o Sinos e Gravataí, Guaíba e Barra do Ribeiro.
Rios seguirão elevados no final de semana
O governador do RS justificou as dificuldades nos resgastes pelas condições climáticas desfavoráveis. A persistências das chuvas impede o recuo das águas dos rios. “É impossível atender a todos os resgates nas condições climáticas que estamos vivendo”, resumiu. Na tormenta de setembro do ano passado, as chuvas foram intensas por dois dias, o que permitiu o trabalho de resgate ter um começo ‘praticamente imediato’.
Mesmo que o nível de alguns rios não avance mais nos próximos dias, a tendência, de acordo com Leite, é que o nível permaneça elevado até o final de semana. “Os rios vão continuar elevados durante o final de semana e podem ter até um grau de elevação. Mesmo que isso não ocorra, eles vão demorar a baixar”.