O Censo da Educação Básica desempenha relevância quanto ao planejamento estratégico, fornecendo informações fundamentais para formulação e monitoramento de políticas pedagógicas. Nesta terça-feira (7), o Governo de Rondônia realizou o primeiro workshop do Censo Escolar 2024, com o tema “A Importância do Censo Escolar para o Financiamento e Monitoramento de Políticas Públicas Educacionais”. O evento aconteceu durante a manhã no auditório do Conselho Estadual de Educação (CEE), em Porto Velho.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Informação Educacional, o workshop visa apresentar aos técnicos, os dados educacionais coletados através do Sistema Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abrangendo informações específicas sobre escolas, turmas, alunos, docentes em sala de aula e dependências físicas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com o Censo Escolar é possível direcionar recursos e o desenvolvimento de políticas educacionais eficazes. “O workshop é uma oportunidade para garantir a coleta e utilização dos dados, aprimorando o sistema educacional, para capacitar profissionais, e assim, colaborar com as partes interessadas, a fim de alcançar melhores resultados a todos os estudantes”, salientou.
Segundo a titular da Seduc, Ana Pacini, o evento busca discutir, também, os períodos das etapas e a divulgação dos dados oficiais ao longo dos anos de 2024 e 2025. “Ao entendermos plenamente os dados fornecidos pelo Censo, podemos direcionar os esforços de forma mais precisa, possibilitando que cada aluno tenha acesso às oportunidades educacionais de que necessita para prosperar”, explicou.
CENSO ESCOLAR
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, o Censo é realizado em regime de colaboração entre as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
A declaração é obrigatória para todas as escolas públicas e privadas do Estado. Além disso, é regulamentado por instrumentos normativos que instituem a obrigatoriedade, prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados.
A pesquisa estatística tem caráter declaratório, e é dividida em duas etapas: a primeira coleta informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda, coleta informações sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos ao final do ano letivo.
O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:
- Ensino Regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
- Educação Especial (escolas e classes especiais);
- Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Educação Profissional e Tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
O workshop contou com a participação dos representantes das instituições educacionais, composta por: Comissão Permanente de Divulgação do Censo Escolar, incluindo a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Recreativas e Culturais (Senalba), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e Conselho Estadual de Educação (CEE).