O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação), realizará o “Seminário Internacional – Inteligência Artificial, Democracia e Eleições” nos dias 21 e 22 de maio, a partir das 9h30. O evento ocorrerá no Auditório I do TSE em Brasília e é aberto ao público, com inscrições gratuitas disponíveis através de um formulário online.
Este seminário visa debater o impacto das fake news nas eleições e como a desinformação afeta o voto, com a participação do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que discutirá os desafios da democracia no século XXI e os efeitos da inteligência artificial nas eleições. O evento também contará com a presença de ministros da Corte, especialistas e autoridades nacionais e internacionais, além de representantes de redes sociais e acadêmicos.
Com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil e da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), o seminário também promoverá uma troca de experiências sobre as considerações éticas, políticas e sociais relacionadas à inteligência artificial. Entre os participantes confirmados estão a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo, e outros importantes nomes como a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e Kevin Casas-Zamora, secretário-geral da Idea Internacional.
Todos os participantes do seminário receberão um certificado de participação.
*Com informações do TSE
Leia mais: