08/05/2024 17:13 | Educação
Secretaria de Educação inaugura núcleo de ensino híbrido e laboratório de inovação
Em parceria com o MEC, espaços vão permitir criação de conteúdo para o ensino digital
Henrique Pereira / Ascom Seduc
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inaugurou, nesta quarta-feira (8) o Núcleo de Inovação para Educação Híbrida – Estúdio Professor Edvaldo Albuquerque, e o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica Coordenadora Pedagógica Carmélia Monteiro de Amorim (LABCRIE).
Os equipamentos ficam localizados em um anexo do Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, batizado de ESCRIPITE (Espaço de Criatividade, Pesquisa, Inovação e Tecnologia na Educação de Alagoas). A cerimônia contou com a presença de representantes da Seduc e outras autoridades, como a coordenadora geral do Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Valdirene Alves de Oliveira; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes.
O Estúdio faz parte do programa do Ministério da Educação que visa a implantação da Rede de Inovação para Educação Híbrida – RIEH, em parceria com a Ufal. Os núcleos são espaços físicos criados para fomentar a educação híbrida e que irão auxiliar na criação de conteúdo audiovisual para o ensino digital na rede pública.
Já o LABCRIE integra o projeto do MEC desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é a instalação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores em inovação e tecnologias educacionais. Dessa forma, poderão ser testados novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias capazes de desenvolver as competências necessárias à inovação nas suas práticas pedagógicas.
A secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, mostrou-se animada com o novo equipamento.
“A gente sabe que a tecnologia já caminha junto do nosso cotidiano. Então, esses espaços dão a oportunidade dos nossos estudantes e professores estarem em um ambiente onde essa modernidade se encontra com a aprendizagem, de maneira produtiva e inovadora. Poderemos ofertar, se necessário for, um ensino híbrido de qualidade, realizar transmissões de aulas, e uma série de outras possibilidades em prol de uma educação melhor, tanto no ensino regular quanto no integral”, pontuou.
Educação híbrida
A RIEH é uma estratégia da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, instituída pelo Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022. Em Alagoas, essas ações serão voltadas, prioritariamente, a alunos do ensino médio, e preveem produção de vídeo aulas (disponibilizadas em plataformas como o Youtube), e transmissões ao vivo de aulões, como afirma o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa.
“Sabemos a importância de uma entrega oficial, mas felizmente já estávamos utilizando esse equipamento incrível para as transmissões do “Foca o Enem”, que são aulões preparatórios para os nossos estudantes que irão prestar o exame em 2024, e que podem ser assistidos de qualquer lugar de Alagoas, bastando apenas estar conectado à internet. Também poderemos fortalecer outros programas, como o Professor Mentor. Iniciativas como esta mostram a preocupação da Secretaria de Educação de Alagoas com a qualidade do nosso ensino e a busca por parceiros como a Ufal e o MEC, só engrandecem essa missão”, avaliou.
Inclusão e excelência
Com a metodologia do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o LABCRIE será braço do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores, o EFEX, inaugurado, em 2016, no Centro de Ciência e Tecnologia da Educação, localizado no CEPA, e que segue em pleno funcionamento. Com esse novo espaço, o Estado busca seguir contribuindo para as formações dos servidores em inovação e tecnologia.
Homenageados
Os dois educadores que deram nome aos espaços hoje inaugurados possuem uma larga trajetória de dedicação e contribuição à educação de Alagoas.
Carmélia Monteiro de Amorim era pedagoga e atuou nas escolas estaduais Onélia Campelo, Marcos Antônio e Gilvana Ataíde, onde trabalhou como professora de anos iniciais e coordenadora pedagógica. Como coordenadora pedagógica da Marcos Antônio, teve papel fundamental na implantação da primeira escola de ensino integral da rede estadual de ensino.
Já o professor Edvaldo Albuquerque dos Santos era pedagogo, professor universitário e docente da rede estadual de ensino. Sorridente, gentil, amigo, professor brilhante e grande defensor da educação de qualidade para todos, trabalhou na Superintendência de Políticas Educacionais da Seduc.