continua após a publicidade
O governo federal, em especial o Presidente da República e sua equipe, tem sido muito criticado pelo número de viagens internacionais. Em 2023 Lula passou 75 dias fora do Brasil. Dados obtidos pela Revista Sociedade Militar demonstram que o governo federal só no ano de 2023 gastou mais de 2 bilhões de reais com viagens nacionais e internacionais. Em 2024 o valor já ultrapassa a casa dos 590 milhões de reais e o período médio de afastamento é de 8.5 dias. Contabilizando todo o governo o somatório de gastos está na casa de 2.6 bilhões de reais.
O governo federal define como viagem todos os afastamentos a serviço: “Correspondem, na Administração Pública Federal Direta, Fundações e Autarquias, aos afastamentos a serviço de servidores, militares, empregados públicos e colaboradores eventuais, em caráter eventual ou transitório, no território nacional ou exterior”. Nesse governo os militares são o segundo órgão mais dispendioso no que diz respeito às movimentações nacionais e internacionais, ficando atrás apenas dos funcionários do Ministério da Educação. Veja os gráficos.
O valor gasto em 2023, primeiro ano do governo Lula (2.088 bilhões), corresponde a um aumento de 49.4% em relação ao que foi gasto no último ano do governo de Jair Bolsonaro (1.397 bilhões). Em 2022, os militares (Ministério da Defesa) foram os que mais viajaram.