economia
Redação
(Arte: TUTU | FecomercioSP)
Fechando no vermelho. Pelo segundo mês seguido, o percentual de famílias endividadas no Brasil cresceu, chegando, em abril, aos quase 80% que não conseguiram pagar as contas.
- Até fevereiro deste ano, 1/3 dos brasileiros estavam com o nome na Serasa — são 72 milhões de pessoas negativadas.
- As mais afetadas são as famílias que recebem até 3 salários mínimos. 80% delas estão endividadas.
💳 O cartão de crédito tem sido o principal motivo das dívidas, sendo utilizado por 87% dos devedores.
A famosa bola de neve… O que acontece é que os juros para quem não consegue pagar a fatura do mês são altos, chegando aos 421,3% ao ano.
Fazendo as contas, é como se uma dívida de mil reais na fatura, que não é paga por 12 meses, acumulasse e aumentasse cerca de R$ 4.210.
- Uma lei foi aprovada para que os juros só possam chegar até 100% ao ano, mas ela é válida apenas para novas dívidas — o que beneficiaria 70% dos endividados.
Os principais motivos dos que estão nessa situação por conta do cartão de crédito são: falta de planejamento, perda do emprego e gastos não previstos com saúde.
💰 Ela também contribui…
A inflação, puxada pelos produtos farmacêuticos e alimentos, teve alta de 0,38% em abril. E a estimativa é que a alimentação nas casas fique 4% mais cara este ano.
Das dívidas feitas pelo cartão em 2023, 59% foram por compra de alimentos nos supermercados. Ou seja, o brasileiro pode estar se endividando para comprar comida.
Redação