A abertura do Fórum de Educação Infantil do Pará, que este ano completa 30 anos, foi marcada pela defesa da educação infantil e da melhoria da estrutura para o aluno. A cerimônia que abriu o evento foi realizada no auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O fórum reúne professores da educação básica de todo estado do Pará, que debatem os desafios da educação das crianças. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da cerimônia, ao lado do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e de diversos convidados.
O gestor municipal foi um dos fundadores do fórum há 30 anos. O prefeito ressaltou que a educação infantil é um dos períodos mais importantes na vida educacional. “Temos que debater a importância do investimento na formação de crianças, que é a fase mais importante para o desenvolvimento integral. A primeira infância, até os seis anos de idade, é quando cientificamente está provado que investir na formação é potencializar o desenvolvimento das conexões cerebrais, o desenvolvimento do ponto de vista da capacidade de aprender”, ressaltou o prefeito.
Ainda durante o discurso, Edmilson Rodrigues lembrou que, entre os anos 2016 e 2019, foram fechadas mais de 13 mil vagas na educação infantil de Belém. Mas que, agora, a gestão municipal vem atuando na construção de revitalização de escolas para mudar esse cenário.
“Nós já inauguramos e reinauguramos 69 unidades educativas, de 83 que estão em construção e reforma. Estamos construindo novas escolas, reconstruindo outras. Já inauguramos o Palacete Pinho, que é uma escola das artes de Belém, para garantir o contraturno e viabilizar a educação em tempo integral para as crianças, sobretudo, da periferia e para as demais crianças da rede municipal de ensino”.
O gestor municipal lembrou que o servidor da área da educação também vem sendo valorizado. ”Dar dignidade aos trabalhadores em educação; só os professores, durante os três primeiros anos do nosso atual governo, já alcançaram o acumulado de 65% de reajuste no salário. Tudo isso é compromisso com a educação fundamental e infantil”, destacou Edmilson Rodrigues.
Participação
O fórum será realizado até sexta-feira, 17, no auditório Benedito Monteiro. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) estima que cerca de 700 servidores da educação municipal de Belém participarão do evento nos três dias.
O objetivo é debater com outros municípios do estado a formação em geral na educação infantil, as construções adequadas para as crianças dentro das unidades e a linha pedagógica utilizada.
“Nesse momento se discute toda a política de educação infantil para o estado do Pará”, lembrou a titular da Semec, Araceli Lemos. “Há uma atualização do debate nacional e a formação sobre vários aspectos, inclusive sobre as construções que devem ser adequadas para a educação infantil e o nosso departamento de manutenção de engenharia vai dar uma palestra como exemplo para outros municípios”.