As tragédias no Rio Grande do Sul, em virtude das situações climáticas, acenderam um alerta com relação às nossas atitudes diante das questões ambientais. A natureza está sinalizando que uma educação ambiental é mais que urgente para que todos possam entender os impactos da devastação florestal, do desperdício dos bens naturais, do excesso de gases poluentes, do consumo desenfreado de materiais diversos, do descarte irregular dos lixos, da poluição da água, do ar, do solo, e da necessidade da adoção de medidas sustentáveis, partindo de cada cidadão que transita neste planeta.
Infelizmente, nem todos reconhecem que o planeta é a nossa principal casa. Precisamos cuidar. Algumas atitudes, por mais simples que pareçam, fazem a diferença e colaboram para a preservação. Economizar água e energia. Reciclar o lixo, reutilizar materiais e reduzir o consumo. Evitar a poluição, e por aí vai!
Uma educação para semear práticas sustentáveis é amparada pela Lei 9.795/1999, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Trata-se de um segmento que visa à compreensão “dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”. Ou seja, a escola educa os caminhos para tornar a sociedade sustentável. Cabe à população dar continuidade aos ensinamentos transmitidos às infâncias e juventudes.
Há diversos projetos para os educandos compreenderem conceitos como sustentabilidade, preservação, conservação e valorização da natureza. E, desta forma, tornarem-se agentes ativos, conscientes sobre as suas responsabilidades na defesa dos recursos naturais. Uma postura necessária para garantir uma vida melhor a todos.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta