João Dória, ao lado do governador Eduardo Riedel e presidente da Fiems, Sérgio Longen – (Foto: Divulgação)
Durante a Brazilian Week, que ocorreu de 12 até ontem (17) em Nova York, a comitiva de Mato Grosso do Sul, liderada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o governador Eduardo Riedel, celebrou o sucesso do MS Day, marcado por uma série de eventos, painéis e reuniões estratégicas com investidores e representantes do mercado financeiro.
“Grandes oportunidades de negócios foram prospectadas aqui em Nova York. Praticamente 10 ou 12 governadores do Brasil estiveram aqui, todos com o mesmo objetivo. Com muita tranquilidade, MS saiu na frente com as suas propostas. Entendemos que todas as reuniões tiveram um passo adiante. Empresas que já estão instaladas no MS, outras que também têm interesse em conhecer e acima de tudo deixamos nos agentes financeiros a impressão sobre o que é o Mato Grosso do Sul hoje”, declarou Longen.
A abertura da semana foi no último domingo (12), reunindo cerca de 200 empresários e investidores em um evento que destacou o potencial econômico de Mato Grosso do Sul. “Estamos plantando uma semente aqui em Nova York de uma maneira bem sadia e inteligente, e, com certeza, a médio e longo prazo, teremos oportunidades e novos investimentos”, afirmou Longen.
Na segunda-feira (13), as reuniões com grandes bancos, como o Bank of America e o BTG Pactual, foram cruciais. Longen destacou o avanço nas negociações: “Apresentamos o panorama socioeconômico do Mato Grosso do Sul e conseguimos avançar na busca por recursos com juros internacionais diferenciados.”
Durante o Brazil Investment Forum no Harvard Club, na terça-feira (14), o Estado se posicionou efetivamente no cenário internacional. “Estamos mostrando um Mato Grosso do Sul pujante, que vem ressaltando a qualidade na gestão e resultados das políticas públicas em várias áreas”, comentou Riedel.
Um dos pontos altos foi a participação no Summit Brazil-USA, onde Riedel discursou sobre os diferenciais de Mato Grosso do Sul como uma potência agroambiental. “Temos feito o dever de casa, formando um ambiente de negócios saudável e com infraestrutura robusta”, destacou, referindo-se aos projetos de infraestrutura e conexões estratégicas com o mercado asiático.
A senadora Tereza Cristina também teve um papel relevante, abordando no Lide Investment Forum o papel do agronegócio e a expansão da produção nacional de fertilizantes como essenciais para o desenvolvimento sustentável.
“Isso demonstra que onde a agricultura é moderna e sustentável, observamos índices impressionantes; são os melhores. Em Belo Horizonte, encontramos boa educação e uma economia robusta. Esses são indicativos de que o agro, quando praticado de forma inovadora e responsável, pode ser a espinha dorsal do progresso econômico e social”, disse.
“O primeiro evento já foi um sucesso pelo número de empresários de diferentes segmentos. Isso já demonstra um pouquinho o que está se desenhando para essa semana”, concluiu Riedel, otimista com os futuros investimentos que podem ser concretizados graças às iniciativas do MS Day.