Os sertanejos Zé Neto e Cristiano, naturais de São José do Rio Preto (SP) tem despontado no cenário internacional, levando canções para outros países como Europa, Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Novos números de reproduções das musicas da dupla nas plataformas de digitais e streamings foram divulgados na quarta-feira (15).
Os dados mostram que em uma plataforma de vídeos, a dupla registrou 1.619.658 milhão de visualização no Paraguai. Seguida por Portugal com 1.241.412 milhão. Outros países como Estados Unidos e Argentina também registraram bons índices com 952.025 mil e 691.638 mil, respectivamente. O levantamento é referente aos 28 dias que antecederam o dia 15 de maio.
Zé Neto conta que dentro desse movimento de internacionalização do sertanejo, eles inclusive gravaram uma música com um cantor, compositor e ator porto-riquenho.
“No final de 2019 a gente gravou com o Luis Fonsi, não consigo me lembrar agora quando que a música foi lançada, foi uma experiência diferente, o resultado ficou bem bacana, uma pegada alto astral”, explica Zé Neto.
Durante esse mesmo período o streaming de músicas também contabilizou bons números para a dupla.
Portugal foi o país onde os moradores mais ouviram Zé Neto e Cristiano, com 190,698 mil reproduções. Em seguida vem os Estados Unidos. Os americanos reproduziram as musicas da dupla por 123,937 mil vezes. Paraguai e Argentina se destacaram com 102,432 e 51,635 mil musicas reproduzidas.
Entre as canções mais ouvidas no exterior estão “Notificação Preferida”, “Largado Às Traças”, “Você Beberia Ou Não Beberia?” e “Ferida Curada”.
Zé Neto diz também que não descarta a possibilidade de gravar musica com outros artistas internacionais.
“Eu o Cris ouvimos de tudo, eu sou apaixonado em uns modão, mas também vejo o que está rolando por aí no mercado. A gente gosta de mesclar ritmos, na nossa última gravação no “DVD Intenso” teve pagode com Menos é Mais, uma pegada de axé com Léo Santana.Se surgir uma oportunidade com algum gringo e for bacana, a gente embarca na ideia”, conta Zé Neto.
Zé Neto e Cristiano se consagram na musica sertaneja com a música “Seu Polícia”, lançada em 2015, durante a gravação primeiro DVD ao vivo, em São José do Rio Preto.
Desde então, a dupla tem uma rotina pesada de shows por várias partes do Brasil e tem várias musicas de sucesso.
No primeiro semestre de 2018 os amigos fizeram a primeira turnê internacional no continente americano, se apresentando em Miami, Orlando, Newark e Boston.
No ano seguinte eles partiram para um novo roteiro de shows pelos Estados Unidos, passando por Atlanta, Florida e Boston(MA)
Em 2023 os cantores se apresentaram na Europa, passando por Bréscia, Porto, Bruxelas, Londres e Lisboa.
“Eu não lembro ao certo quando fomos a primeira vez para fazer shows, se não me falha a memória foi em 2019 nos Estados Unidos, em Boston. Mas me lembro muito bem da sensação, era uma tremedeira doida, nervosismo, dor no estômago”, conta Cristiano.
O Cantor Cristiano lembra que foi difícil de acreditar que estavam vivendo um momento tão marcante na carreira da dupla:
“Como assim a gente está em outro país para tocar a nossa música? De lá pra cá, tivemos a certeza de que cada vez mais iamos trabalhar para atingir outros países”, finaliza.
A dupla diz ainda que tem projetos para novas turnês internacionais.
A dupla Fiduma e Jeca, de São José do Rio Preto (SP) acaba de completar 10 anos de carreira e tem apresentando bons números de reprodução das músicas em outros países, principalmente no Paraguai.
Inclusive recentemente gravaram uma musica com uma artista paraguaia, a Fiorella.
“Então, a ideia surgiu de uma vontade nossa de misturar culturas e ritmos. A gente sempre admirou música latina e americana e utilizou bastante desses elementos na nossa discografia. Conhecemos a Fiorella em um show e sentimos que seria uma parceria perfeita para esse novo projeto”, explica Fiduma.
Jeca diz ainda que foi uma experiência muito positiva e que levantou a possibilidade de fazer novos trabalhos com outros artistas do exterior.
“A música que gravamos com ela ficou tão legal que já estamos pensando em mais colaborações no futuro. Com outros artistas paraguaios também, com letras em espanhol, muito carinho”, conta Jeca.
Durante os dez anos a dupla coleciona uma discografia com sucessos como “Chapéu Preto”, “Pra Sempre”, “Anjo Chapadex”, “99%”, “Quadros”, “Bagunçando as Avenidas”, “Eu e o Violão”, “Igrejinha Azul”, “Butecologia”.
Os cantores já fizeram show no Paraguai e contam que com o alto índice de reprodução das musicas no Paraguai, a ideia é se aproximar cada vez mais do público.
“O sertanejo está ganhando o mundo e isso é lindo de ver. A internet e os streamings ajudaram muito nesse processo, né? As pessoas têm acesso às nossas músicas em qualquer lugar do planeta. E a gente vê que o estilo sertanejo, com suas histórias e melodias, toca o coração das pessoas independentemente da língua ou da cultura”, conta Jeca.
A dupla está lançando um trabalho especial por conta dos 10 anos de história.
“Acreditamos que estamos vivendo um momento especial, onde o sertanejo está se tornando um fenômeno global. Inclusive, no ano passado, fomos a um festival americano ouvir um pouquinho na fonte da música country. Usamos muitos elementos do country neste novo álbum, de comemoração aos 10 anos da nossa carreira”, finaliza Fiduma.