Uma frente fria traz chuva e raios desde ontem para cidades do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul enquanto no restante do estado o tempo firme predomina com ar quente que provoca temperaturas muito acima da média desta época do ano, inclusive com máximas acima de 30ºC em alguns pontos.
A chuva acumulada desde ontem até o final da manhã desta quarta-feira em estações do Instituto Nacional de Meteorologia soma 50 mm em Canguçu, 37 mm em Jaguarão, 36 mm em Bagé, 31 mm no Chuí, 18 mm em Pelotas, 17 mm em Livramento, 15 mm em Rio Grande, 13 mm em Dom Pedrito, 8 mm em Quaraí e 2 mm em Uruguaiana.
A chuva aumenta entre a noite de hoje e o começo da quinta-feira no Sul gaúcho com períodos de precipitação forte a intensa, o que vai acumular elevados volumes em curto período com marcas de 50 mm a 100 mm em apenas 24 horas.
Amanhã, a frente avança associada a um centro de baixa pressão e traz chuva na maioria das regiões, e será forte por vezes em diferentes pontos do Centro para o Norte do estado, incluindo a capital e área metropolitana. Não podem ser descartados temporais muito isolados com vento forte.
Na sexta, a baixa pressão estará na costa do Rio Grande do Sul e sua circulação de umidade provoca chuva, garoa e vento na maior parte do estado. Isoladamente, a chuva em alguns momentos será forte.
As rajadas de vento durante a sexta podem ser fortes a muito fortes em alguns momentos no Sul e no Leste gaúcho com registros de 60 km/h a 80 km/h. Ar polar ingressa e a temperatura despenca com muito baixa sensação térmica por efeito do vento.
Os maiores volumes de chuva entre hoje e sexta devem ocorrer no Sul do estado, que enfrenta inundações pelas cheias do Rio Camaquã e da Lagoa dos Patos. No Nordeste do Rio Grande do Sul, embora se preveja chuva acima de 50 mm com marcas superiores a 75 mm em alguns locais, os acumulados de precipitação não serão suficientes para provocar grandes repiques de cheias.
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada até 21h de sexta pelo modelo WRF inicializado com os modelos norte-americano e europeu em que se vê como os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Sul do estado.
No fim de semana, ar seco e de alta pressão atmosférica associado a uma massa de ar frio de origem polar de forte intensidade garantirá a melhora do tempo. Tanto o sábado como o domingo devem ser dias com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, entretanto com frio intenso e geada no começo do dia em muitas localidades. Na segunda, a chuva deve voltar ao Rio Grande do Sul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.