Batistela visitou o estande do Sicreedi para conhecer os benefícios da cooperativa para a carteira feminina e tem estudado investir em um novo trator.”Estou aqui analisando todas as possibilidades e, conforme for, no próximo mês, já vejo para comprar”, disse a produtora.
Dos mais de 700 mil associados agro do Sicredi, 95% são pequenos e médios produtores rurais. A cooperativa também reforça que a carteira de crédito para a agricultura feminina tem registrado um crescimento significativo e, em 2023, elas receberam R$ 22,9 milhões, uma alta de 27% em comparação ao ano anterior.
“Participar da Agrishow é uma oportunidade única para manter a proximidade com o agronegócio e apresentar soluções para os produtores, como consórcios, seguros, linhas de crédito, entre outras. Na feira, temos a oportunidade de ouvir as demandas do setor e oferecer alternativas conforme as necessidades de cada um”, ressaltou o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias.
Já a Galápagos Capital também aproveitou o espaço da feira para debater e atrair as agricultoras e pecuaristas brasileiras, que são 20% das propriedades rurais do país, para o mercado de capitais. Para o sócio e gestor da financeira, Marco Bologna, há muito espaço para ser explorado na gestão dessas propriedades com o mercado de capitais, uma vez que o agronegócio brasileiro “ainda depende muito das cooperativas de crédito”, que lidam com o curto prazo da Safra em um momento específico da produção.
“Ao entrar no mercado de capitais, a gente olha para o crédito a longo prazo, para projetos mais longos. Isso envolve, inclusive, uma governança diferente dentro da propriedade rural e demonstra maior profissionalização por parte da empresa”, diz Bologna.
Efeitos climáticos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta edição da Agrishow uma nova linha de crédito destinada ao setor agropecuário, a CPR BNDES. O recurso opera com Cédulas de Produto Rural Financeira (CPR-F) ou Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA), lastreados em direitos creditórios do agronegócio.