O Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativas e com parcerias internacionais, divulgou o ranking dos municípios com a melhor qualidade de educação do país. Os indicadores de 2023, colocam Araxá como a 38ª cidade do Brasil com o melhor acesso à Educação e a 3ª em Minas Gerais, atrás apenas de Ituiutaba e Governador Valadares. Os dados proporcionam uma visão ampla do sistema educacional, permitindo a identificação de áreas de sucesso e desafios a serem superados pelas escolas e pelo município como um todo.
Em Araxá, melhorias na infraestrutura têm refletido positivamente nos indicadores de acesso à educação. Creches e Escolas Municipais de Araxá receberam mais de R$ 18 milhões de investimentos em melhorias na infraestrutura somente em 2022 e 2023. Construção e reformas de novas unidades e implantação de salas modulares escolares ampliaram o número de vagas no ensino público de Araxá. Projetos como a distribuição de kits de material escolar e uniformes proporcionam uma melhor qualidade do ensino e economia para famílias carentes.
O Programa “Eu Vou”, por exemplo, facilitou o acesso por meio da gratuidade da tarifa no transporte público coletivo.
Outros pontos importantes são a ampliação do número de alunos na Educação Integral que, desde 2023, é política pública do município, o Sistema de Cadastro de Matrículas, que possibilita uma visão das regiões que apresentam maiores demandas por vagas e o atendimento na Educação Inclusiva, com o Centro de Atendimento à Educação Inclusiva (CAEI) e o CAEIzinho, uma vez que a educação inclusiva tem como objetivo garantir o direito de todos à educação.
Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Araxá