Bahia e Internacional se enfrentam, neste sábado (26), com objetivos parecidos. As duas equipes acumulam sequências de jogos sem vencer na temporada. A bola rola para o duelo a partir das 20h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Como chega o Bahia
O Bahia vem de três jogos consecutivos sem saber o que é uma vitória. A última foi diante do dia 10 de julho, contra o Athletico-PR, fora de casa, por 3 a 1. Desde então, são duas derrotas, para Cuiabá e Corinthians, e um empate, com o Atlético-GO.
Apesar da sequência negativa, o Esquadrão igualou seu melhor primeiro turno da história, ao alcançar 31 pontos. Atualmente, a equipe ocupa a sétima colocação do Brasileirão.
Para quebrar a sequência negativa, o técnico Rogério Ceni terá de lidar com uma série de problemas. A principal preocupação é a defesa. Suspensos por três cartões amarelos, os zagueiros Victor Cuesta e o volante Rezende (que também joga de zagueiro, improvisado) não podem atuar.
Kanu, que voltaria de suspensão e retomaria a titularidade, sofreu um afundamento na região da face. Ele não passará por cirurgia e deve usar uma máscara de proteção, mas a tendência é que não esteja à disposição.
Por outro lado, o zagueiro Gabriel Xavier está de volta após cumprir a punição por cartões diante do Atlético-GO. A dúvida é quem será seu companheiro de zaga: David Duarte, Marcos Victor ou Vitor Hugo, trio que ainda não estreou na Série A.
Do meio para frente, o Bahia também tem percalços. O meia Jean Lucas, suspenso, e os atacantes Biel e Ademir, lesionados, estão fora de combate. A boa notícia para o time tricolor é o retorno do volante Caio Alexandre, que cumpriu suspensão na última partida.
Como chega o Inter
O Inter chega para enfrentar o Bahia precisando quebrar uma sequência de nove jogos sem vencer na temporada, com o peso de duas eliminações recentes. A última vitória do Colorado no Campeonato Brasileiro foi no clássico Gre-Nal do primeiro turno, disputado em 22 de junho, quando venceu o rival Grêmio por 1 a 0.
Desde então, foram cinco derrotas e quatro empates, além das eliminações na Copa do Brasil para o Juventude, e da Copa Sul-Americana para o Rosario Central. Os insucessos também culminaram na troca de comando, do ex-comandante Eduardo Coudet ao atual Roger Machado.
O novo treinador do Inter, anunciado na última semana, tem apenas duas partidas no comando da equipe, com uma derrota para o Botafogo, na última rodada, e um empate com eliminação para o Rosario, na última terça (23).
Precisando reverter a situação do Colorado na temporada, o técnico vai em busca de sua primeira vitória contra o Tricolor baiano. Atualmente, o time gaúcho é o 13º colocado na tabela com 19 pontos, e ainda com cinco jogos atrasados.
Em campo, o grande desfalque do time é o meia Alan Patrick, que sofreu um estiramento do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e será desfalque pelos próximos dois meses. Além dele, o Colorado ainda tem seis importantes jogadores no departamento médico: Aránguiz, Fernando, Lucca, Thiago Maia, Vitão e Wanderson.
Sem o capitão Alan Patrick, o jovem Gabriel Carvalho, de 16 anos, deve ganhar oportunidade no meio-campo.
Bahia x Internacional
Bahia
Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, David Duarte (Vitor Hugo/Marcos Victor) e Iago Borduchi; Caio Alexandre, Luciano Juba, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Internacional
Rochet; Bustos, Mercado, Robert Renan e Bernabei; Rômulo, Bruno Gomes, Bruno Henrique e Gabriel Carvalho; Borré e Valencia. Técnico: Fulano
Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 8 de março de 2023 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Transmissão
Premiere.