Moradores de Barueri, na Grande São Paulo, sentiram um tremor de terra no começo da tarde desta segunda-feira (29). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), foi localizado um evento de magnitude 2,4 por volta das 13h41.
De acordo com a USP, não se pode descartar a atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região. No entanto, o registro indica que se trata de um sismo natural.
“A grande maioria dos tremores naturais se deve a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas”, explica.
Eventos de magnitude 2 a 3 ocorrem todas as semanas em alguma parte do Brasil, ainda segundo a USP, e a maioria deles não é sentida.
“No caso deste tremor de hoje, que foi sentido, apesar do desconforto causado nas pessoas, é muito pouco provável que um tremor dessa magnitude venha a ocasionar problemas maiores.”
A Defesa Civil da cidade informou que continuará acompanhado o caso e manterá contato permanente com os demais órgãos. “Diante de qualquer novo evento informaremos todos.”
“Hoje teve tremor em Barueri e sentimos aqui em casa. Mó barulhão”, relatou uma pessoa na rede social X.