– 7 de junho de 2024
Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre educação de estudantes com transtorno do espectro autista
Termômetro da Política
As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Educação da Câmara dos Deputados promoverão uma audiência pública na próxima terça-feira (11) para discutir o atendimento educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, sugerido pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), ocorrerá às 13 horas no plenário 13 e será interativo, permitindo a participação do público com perguntas aos convidados.
O deputado lembra que a educação de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista vem enfrentando alguns desafios, “especialmente no que diz respeito à inclusão, adaptação curricular, formação de professores e acesso a recursos e tecnologias assistivas”.
Veja também
Diversidade é uma palavra vazia
Considerando, ainda, a crescente demanda de alunos com TEA matriculados nas escolas públicas e privadas e, na mesma proporção, as diversas indagações e angústias das instituições de ensino, surge a necessidade de orientações específicas para o atendimento ao aluno autista.
O Conselho Nacional de Educação, vinculado ao Ministério da Educação, tem um parecer com orientações específicas sobre o atendimento de estudantes com autismo.
Zé Haroldo Cathedral explica que o texto aborda o planejamento educacional, o acesso, a permanência e a inclusão do estudante com TEA. “O parecer técnico, após a homologação, servirá como subsídio para orientar as instituições de ensino sobre o atendimento educacional do alunado autista e será base estratégica para o acompanhamento destes.”
Fonte: Agência Câmara de Notícias