Ao fim do evento, após debates sobre os desafios da educação superior no Brasil, com presença de autoridades e nomes que atuam na área, os organizadores divulgaram um documento com 20 medidas que o setor pretende cobrar do Ministério da Educação (MEC).
A Carta de Mogi das Cruzes consolida iniciativas e sugestões de políticas públicas educacionais que a categoria considera como demandas importantes para os próximos anos. Confira aqui a lista completa das pautas.
Com periodicidade anual, o CBESP realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Feresp). O intuito do congresso é reunir reitores, mantenedores, autoridades, educadores, formuladores de políticas públicas de educação, entre outros grupos, para debater o assunto.
O fórum é formado pelas seguintes instituições:
- Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes);
- Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi);
- Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc);
- Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu);
- Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen);
- Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep);
- Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj);
- Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames); e
- Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).
O Feresp integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), conhecido como “conselhão”, formado por 200 pessoas representantes de entidades diversas. Diretamente vinculado à presidência da República, o colegiado debate agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade.
Entre os participantes da 16ª edição do CBESP estavam: a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior Marta Wendel Abramo; o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira (PL-MG); o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Ulysses Teixeira; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; além do deputado Átila Lira (PP-PI).
O primeiro dia do evento previa a participação presencial do ministro da Educação, Camilo Santana, mas, devido a problemas de agenda, o chefe da pasta não pôde comparecer e foi representado por Marta Wendel.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.