O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia Waldemar Santana foi inaugurado em 14 de setembro de 2022 e desde então se tornou a casa dos esportes de luta do estado. O equipamento é administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Eventos de diversas modalidades de combate já foram realizados no espaço, como boxe, karatê, MMA, jiu jitsu, taekwondo, muay thai, judô, kickboxing, capoeira, aikido e, inclusive, defesa pessoal para mulheres. O Centro de Boxe também faz parte dos locais que recebem o projeto Núcleos de Esporte de Luta e Combate.
Além disso, o equipamento é a sede das principais federações de luta da Bahia: Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia); Federação Baiana de Judô (Febaju); Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), Federação de Muay Thai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT); Federação Esportiva Baiana Taekwondo (Febt); e a Federação Baiana de Karatê (FBK). No entanto, outras modalidades e temas também possuem espaço no local, como o Seminário Técnico de Aikidô e o Seminário Técnico sobre a Pessoa com Deficiência (PCD).
O local também já recebeu eventos de destaque como duas edições do Demofight – uma das maiores competições de MMA do país -, Caravana do Judô, que promove iniciação esportiva para crianças e adolescentes; os diversos eventos de popularização do muaythai; as etapas de taekwondo e karatê dos Jogos Escolares da Bahia; e aulões, treinamentos e graduações de boxe e jiu jitsu.
O lugar foi batizado com o nome de um ícone das artes marciais da Bahia e do país: Waldemar Santana, o ‘Leopardo Negro’ (1929-1984), lutador de vale-tudo e jiu-jitsu que venceu Hélio Gracie num combate lendário disputado em 1955.
Modalidades:
Boxe;
Karatê;
MMA;
Jiu jitsu;
Taekwondo;
Muay thai;
Judô;
Kickboxing;
Capoeira;
Aikido