Por Elizângela Isaque
26/04/2024
“A chama do Trabalhismo e seus ideias está acesa em nossas bases”, avalia Manoel Dias
O Circuito Trabalhista está a pleno vapor, percorrendo diferentes localidades de todo o país com a capacitação política e gerencial necessária para preparar os quadros partidários pedetistas interessados em concorrer às eleições municipais deste ano.
Realizado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), por meio do Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), a capacitação tem como tema central “A Construção de uma Gestão Trabalhista”, com exposições que trazem discussões relevantes acerca das conquistas do PDT ao longo das décadas e a importância do fortalecimento de habilidades e competências de gestão para ofertar melhor governo a sociedade.
Depois de Guarulhos (SP) e dos municípios da Região Costa Doce Gaúcha e Sul do (RS) – Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Camaquã, Pelotas, Arroio Grande e Piratini, com cerca de 70 pré-candidatos –, na última segunda-feira (22) foi a vez de os pedetistas de Florianópolis (SC), além de outros municípios catarinenses, ouvirem e debaterem todas as questões expostas pelo professor José Carlos Rassier, diretor do CFGT.
“Uma excepcional atividade, com a presença de pré-candidatos de três cidades catarinenses, incluindo a capital. Em cada circuito percebemos a qualidade de nossos quadros e como podemos fazer a diferença nas cidades com os pilares da governança trabalhista”, pontuou o professor Rassier.
A exemplo de edições anteriores, o encontro de Florianópolis foi prestigiado por Manoel Dias, presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral nacional do PDT, e teve ainda a participação do deputado estadual Rodrigo Minotto, presidente do PDT de Santa Catarina.
Manoel Dias, declarou-se “emocionado, ao destacar a diversidade e a qualidade das abordagens e como na base está viva a chama do Trabalhismo e de seus ideais”, reiterando que esta atividade será “permanente e voltada para que os que governam em nome do PDT façam a diferença em suas cidades e regiões”.
Inspiração
Outra etapa do Circuito Trabalhista muito comemorada foi a segunda, realizada em março, que reuniu mais de 50 pessoas, entre participantes virtuais e aqueles que assistiram à transmissão via YouTube, a partir da sede estadual do PDT de São Paulo. O evento teve as participações do vice-presidente da FLB-AP, professor Luiz Lemos, e de Henrique Vitta, secretário executivo da FLB-AP/SP, que declarou considerar muito gratificante poder participar de eventos que ressaltam a relevância da gestão pública como forma de promover transformações concretas para a sociedade.
“Da mesma forma, é para mim muito inspirador conhecer mais sobre as contribuições do trabalhismo em nossa história, com políticas que se tornaram referência, a exemplo dos Cieps, na educação, que continua por décadas reforçando a importância de construir boas políticas públicas que transformam positivamente a vida das pessoas”, declarou Vitta.
Próximas edições
As próximas edições do Circuito Trabalhista serão realizadas nos estados do Ceará, Amapá, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Brasília, que contará com o apoio da senadora Leila Barros (PDT-DF), reunindo também cidades do entorno do Distrito Federal.