Congresso Nacional. Roque de Sá/Agência Senado
Por falta de acordo, uma série de vetos do presidente Lula, que seriam analisados em sessão do Congresso nesta quinta-feira (9), foi adiada para o dia 28 de maio, incluindo o PL das ‘Saidinhas’ e pontos da Lei de Segurança Nacional (LSN).
Os dois temas eram os pontos de maior conflito entre base e oposição. Enquanto a base queria votar a LSN e não o projeto saidinhas, a oposição queria o oposto.
Após uma hora e meia de sessão, apenas com discussões sobre adiamentos ou não, foi definida nova data para análise: 28 de maio. Foi acordado que outros vetos, como da Lei Orçamentária, da regularização fundiária da Amazônia e Lei Geral do Esporte também ficarão para o fim do mês. Despacho de bagagens já era acordado que seria adiado.
Esse é o terceiro adiamento de análise de vetos presidenciais. A última vez que análises foram adiadas foi em 24 de abril.
Agora, a sessão foca nos projetos de ajuda ao Rio Grande do Sul. Parlamentares votam, na tarde desta quinta-feira, a proposta que remaneja as emendas de outros estados para o estado gaúcho, e outro que prioriza o pagamento de emendas destinadas para cidades em situação de calamidade.
Os textos-base dos projetos já foram aprovados. Agora, os deputados e senadores se debruçam sobre os destaques.
Mais recente
Próxima
Senado aprova facilitar envio de emendas ao RS e criar subsídio para reconstruir casas atingidas