O auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) foi palco da abertura da formação “O trabalho pedagógico na educação infantil: possibilidades no cotidiano da creche”, noite desta quarta-feira (9). O evento contou com a palestra da professora e doutora Naire Capistrano, secretária adjunta de Gestão Pedagógica, e reuniu diversos educadores infantis e coordenadores pedagógicos dos centros municipais de Educação Infantil.
Promovida pelo Departamento de Educação Infantil (DEI), a formação ofereceu mais de 250 vagas com o objetivo geral de ampliar a compreensão das práticas pedagógicas dos docentes e coordenadores pedagógicos que trabalham com crianças de 0 a 3 anos.
A abertura do evento foi conduzida pela Secretária Municipal de Educação, professora Cristina Diniz, que apresentou a nova diretora do DEI, Maria da Glória Navarro Guedes Fernandes, e a nova chefe do Setor de Planejamento e Avaliação do DEI, Maria da Conceição Alves da Silva, além atual chefe de gabinete, Alderly Maria Façanha Carvalho e a secretária adjunta de Gestão Escolar, Sirleide Silva e Oliveira Souza.
Durante a abertura, a importância da formação foi destacada pela Secretária Cristina Diniz, que expressou entusiasmo pelo tema e pela oportunidade de aprimoramento profissional dos participantes. “A Educação Infantil é algo encantador, porque no meu caso, na minha experiência, recebia criança ainda bebê e ia observando o desenvolvimento em todos os aspectos, até começar a compreender, a ter o pensamento, começar no aspecto motor a engatinhar, se levantar e andar. Então, tudo isso junto, todos esses aspectos é que precisamos compreender, e eu acredito que seja o foco dessa formação”, destacou Diniz.
A diretora do Departamento de Educação Infantil, Glória Navarro Fernandes, também enfatizou o compromisso com a Educação Infantil, ressaltando a importância do trabalho humanizado dos professores para a transformação das crianças. “Eu acredito muito no valor do professor, daqueles que estão dentro da escola, que fazem a transformação dessas nossas crianças através de um trabalho humanizado”, afirmou.
A palestra da professora Naire Capistrano abordou o papel do professor de creche na melhoria da prática com as crianças, destacando a importância da formação contínua e da interação com as famílias e a comunidade para uma prática educativa de qualidade. Capistrano enfatizou ainda a relevância das interações lúdicas no desenvolvimento infantil e a construção da identidade através das práticas pedagógicas realizadas no dia a dia na etapa de creche.
“A brincadeira, é ensinada e a professora está dizendo os nomes das coisas e está trabalhando também com os nomes das crianças, vai colocando as palavras na boca da criança, vai citando os nomes, sempre brincando. Há também a identidade. A professora pode fazer também na chamada da turma, saber quem veio, quem não veio, utilizando as fotos, porque a imagem, aquela foto, também é identidade”, explicou.