Viajar por sabores e julgar as melhores experiências gastronômicas da cidade, elegendo o que há de melhor em mais de 20 categorias. Ser jurado de um concurso como o “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia”, mas certamente é muito prazeroso. Quatorze personalidades da cidade, entre influencers, chefs de cozinha, advogados, empresários e profissionais liberais, integram o júri que escolherá os melhores da culinária local.
Gastrônoma, e atuando no ramo da alimentação há 23 anos, Cássia Farias diz que o “Passaporte Belém” é um importante projeto, na medida em que funciona como uma vitrine revelando o que há de melhor na culinária paraense em sabores, espaço, atendimento, tudo que o cliente precisa para ser bem acolhido. “Ao sairmos de casa para comer, queremos vivenciar experiências únicas que possam deixar o momento em família ou entre amigos ainda mais especial. E foi isso, por exemplo, um dos pontos que levei em consideração para fazer as minhas indicações”, cita.
A expectativa para os destaques deste ano são as melhores para ela. “Com certeza, teremos nomes já consagrados da gastronomia, que fazem um excelente trabalho para não perderem suas estrelas e crescerem ainda mais, mas também acredito que o Passaporte Belém é um espaço para revelar novos talentos. Tenho os meus preferidos, mas estou ansiosa para conhecer, literalmente, as indicações dos demais jurados”.
Conteúdos relacionados:
DJ e produtora de eventos, Aritanna Varney também atua como influencer digital na área da gastronomia, já tendo mais de 200 reviews de restaurantes pelo Brasil. Ela acredita que ano após ano, o Festival Estrela Azul e o “Passaporte” se consagram ainda mais entre os restaurantes da cidade, “e minha expectativa é de que esse ano o público em geral possa participar mais ativamente e tomar mais conhecimento sobre do que se trata o festival”.
De modo geral, as etapas do concurso, tanto premiação como roteiro gastronômico, diz a influencer, fomentam um desejo de vivenciar as experiências propostas por tantos restaurantes, que se empenham na criação de pratos e menus exclusivos que valorizam demais os insumos amazônicos, o que coloca a culinária paraense cada vez mais em evidência no cenário nacional. “Sem dúvidas o festival ajuda a colocar Belém como referência quando se fala de comer bem”, pontua.
Aritanna lembra que o Festival Estrela Azul é um enorme divisor de águas para cada estabelecimento, ao promover uma divulgação enorme, o que desperta o interesse das pessoas em conhecer locais e pratos novos, “colocando no mapa lugares antes desconhecidos, mas que possuem muita qualidade para oferecer”.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Só participar do festival, já traz um reconhecimento super merecido a cada profissional que passa todos os dias pela rotina puxada de uma cozinha, valoriza o serviço dos chefs e é um incentivo enorme à criatividade de cada um deles. “Espero poder contribuir todos os anos nessa incessante busca por novos talentos, restaurantes e delícias, porque o paraense merece a melhor combinação de sabores”.
📷 Jaime Monteiro, Sergio Dias, Aritanna Varney e Cassia Faria, |( Reprodução )
Gestor empresarial com MBA em Marketing com especialização em Sistemas Empresariais, o jurado Sérgio Dias avalia que o DIÁRIO está no caminho certo em manter um projeto como o “Passaporte…” “A cozinha paraense faz parte de nossa cultura e podemos ver a força deste segmento na economia da nossa cidade: são várias empresas de todos os tamanhos que no dia-a-dia empreendem e inovam neste segmento.
Para ele todos participantes já são vencedores, pois de alguma forma, ou pelo bom atendimento ou pelo paladar marcaram na memória dos que participaram da votação. “Sou apaixonado pela nossa culinária e me arrisco em alguns pratos com os nossos produtos. Parabéns a todos que participaram deste projeto e agradeço ao jornal pelo contive para participar dessa importante iniciativa”.
Gerente de Marketing da Claro Norte, Jaime Monteiro ressalta que o Festival Gastronômico Estrela Azul em Belém é uma experiência única para os apreciadores da culinária e da cultura paraense. “O evento, e o projeto resultante que é o Passaporte Belém, destacam a riqueza gastronômica local e promovem o fortalecimento da identidade culinária da região. Além disso, o festival contribui para a geração de renda, networking, visibilidade e turismo gastronômico, sendo uma oportunidade para promover a gastronomia regional e fortalecer a comunidade gastronômica como um todo”.
Suplementos digitais estão disponíveis gratuitamente na internet
A 10ª edição projeto “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia” foi lançada no último domingo em formato totalmente digital. O primeiro suplemento trouxe os melhores nas categorias Açaí, Bar, Churrascaria e Doceria. O suplemento de hoje traz os melhores nas áreas da Hamburgueria, e comidas Internacional, Italiana e Japonesa.
Os suplementos estão disponibilizados no site do jornal (www.diariodopara.dol.com.br) trazendo um guia completo sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, com dicas e informações para moradores e turistas que visitam a nossa cidade sobre os maiores tesouros culinários produzidos na capital. O suplemento com os últimos restaurantes será disponibilizado no dia 02/06.
O júri vota e escolhe seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém.
Os internautas também serão convidados a votar em espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite https://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul.
Em seguida é elaborado um ranking gastronômico. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.
A cerimônia de premiação (ainda sem data marcada), ocorre no final de junho. Na ocasião será lançado o guia virtual “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2023” com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento.
PARA ENTENDER
Fascículos
Suplemento 1 (05/05)
- Melhor Açaí
- Melhor Bar
- Melhor Churrascaria
- Melhor Doceria
- Suplemento 2 (12/05)
- l Melhor Hamburgueria
- l Melhor Comida Internacional
- l Melhor Comida Italiana
- l Melhor Comida Japonesa
- Melhor Padaria
- Melhor Peixaria
- Melhor Petisco de boteco
- Melhor Pizzaria
- Melhor Comida Popular
- Melhor Comida Regional
- Melhor Salgado
- Melhor Comida Saudável
- Melhor Sorvete
- Melhor Steak
- Melhor Tacacá
- Melhor Café
- Melhor Adega
- Melhor Chef
Jurados
- Aritanna Varney – DJ e produtora de eventos com mais de 200 reviews de restaurantes pelo Brasil, colocou no mapa diversos estabelecimentos e se tornou referência quando o assunto é comer em bons lugares – @aritannavarney
- Cassia Faria – Gastrônoma, trabalha há 23 anos com a alimentação. Aos 18 anos começou a empreender e, hoje, se dedica ao mundo da culinária por meio da empresa “Cássia Faria Gastronomia” – @cassiafariagastronomia´
- Fernando Castro Neto – advogado – @fernandocastronetoadv
- Hely Jr. – Advogado e cover de Elvis Presley há 29 anos, é conhecido como “Elvis da Amazônia”. Já foi finalista do concurso mundial de melhor cover do Rei do Rock – @elvisdaamazoniaoficial
- Jaime Monteiro – Gerente de Marketing da Claro Norte, atua no mercado de Telecomunicações há mais de 15 anos. É pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e possui MBA na área – @jaimemonteiro
- Luiza Duarte – empresária (@luizinhaduarte)
- Luiz Octávio Lucas – Jornalista, atua como editor e colunista do DIÁRIO DO PARÁ, onde escreve semanalmente a coluna “Diário de Bordo”, com dicas de turismo e viagens. Ex-editor do Passaporte Belém, também é repórter da TV Cultura do Pará – @luizoctav
- Marcus Pereira – Publicitário e sócio-proprietário na Gamma Comunicação – @marcuspelela
- Marcelo Pinheiro – comunicólogo, historiador, cerimonialista e colunista do DIÁRIO DO PARÁ -@domarcelopinheiro
- Maria Domingas – Diretora técnica do Sebrae no Pará, é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Ciência da Informação pela UFPA e em Gestão de Educação Empreendedora, pela Fundação Dom Cabral (FDC).
- Sérgio Dias – Gestor empresarial com MBA em Marketing, especialização em Sistemas Empresariais no CESUPA e em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
- Sidiana Macêdo – Professora da Faculdade de História da UFPA, é doutora e mestre em História Social da Amazônia. Autora do livro “Do que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém (1850-1900) – @daquiloquesecome
- Vera Seidel – Administradora formada pela UFPA e consultora de turismo há 32 anos. Nas viagens em família, enfatiza descobrir os restaurantes pelo mundo – @veraseidelpires
- Vicente de Paulo Tavares Noronha – Reitor do Centro Universitário Fibra.
📷 |Rodapé