Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Dona Ruth Tupinambá participaram, na manhã dessa quarta-feira, 15, de palestra sobre atitudes seguras no trânsito. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a VLI, controladora da via férrea da Ferrovia Centro-Atlântica; a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans); a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.
Durante a ação educativa, alunos e servidores da escola, que está localizada na rua General Carneiro, região central da cidade, receberam orientações dos técnicos da VLI sobre segurança ao transitarem sobre a passagem em nível da ferrovia. “Estamos localizados bem próximo à linha férrea, e essas orientações são fundamentais para uma convivência segura com a ferrovia”, observa a diretora do CEMEI, Cristiane Graciele de Oliveira Alves.
Carla Oliveira, técnica da VLI, explicou às crianças sobre os riscos de brincar próximo à linha de trem e distribuiu um material informativo com orientações não só para a criança, mas para toda a família. “Durante o Maio Amarelo, a VLI promove uma campanha em toda área de abrangência da ferrovia e, em Montes Claros, nós temos a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que possibilita levar às crianças informações sobre a segurança no trânsito, especialmente na travessia da linha férrea”, completa.
Os educadores da MCTrans montaram uma estrutura com semáforo, faixa de pedestre e toda a sinalização utilizada em um cruzamento real para orientar as crianças em como fazer a travessia. “As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar na prática e de forma orientada a experiência de fazer a travessia na faixa de pedestre, de atravessar o cruzamento com semáforo, e receber as orientações sobre o comportamento seguro que devem ter na vinda para a escola e na volta para casa”, destaca Helan Prates, educador da MCTrans.
A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, explica que a atividade faz parte da campanha Maio Amarelo, de conscientização para a segurança no trânsito, que vem sendo desenvolvida em todas as escolas municipais. “Por causa da campanha Maio Amarelo as atividades educativas foram reforçadas durante o mês de maio, mas essas ações já fazem parte do referencial curricular das escolas municipais e são realizadas durante todo ano”, ressalta.
Rejane Veloso explica que essas ações são importantes para a formação e o aprendizado das crianças. “É muito importante que as crianças desenvolvam atitudes seguras no trânsito desde cedo. O treinamento e o aprendizado de bons hábitos acontecem gradualmente”, conclui. (JERUSIA ARRUDA)