Estudos revelam que, proporcionalmente, o índice de brasileiros que moram nos Estados Unidos com título de bacharel é maior do que os americanos.
Cerca de metade dos adultos imigrantes nos EUA têm proficiência limitada em inglês (LEP), ou seja, não falam muito bem o idioma. Entre os brasileiros que aqui vivem, 34% representam este grupo de imigrantes com proficiência inglesa limitada, segundo dados da American Community Survey (ACS) para o Censo de 2021.
No entanto, em relação ao nível de escolaridade, os brasileiros imigrantes não apresentam desvantagem em relação à população nascida nos EUA. Por exemplo, os dados indicam uma taxa semelhante de conclusão do ensino médio ou menos anos de estudo: 37,2% dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos contra 37,0% da população geral nascida no país. Mais interessante é saber que os imigrantes brasileiros relatam um nível ligeiramente maior de conclusão de bacharelado em comparação aos americanos (25,8% versus 21,2%).
Dados como esses são valiosos para a comunidade de imigrantes nos Estados Unidos e mostram como a educação é importante para os brasileiros. As empresas reconhecem o valor da diversidade e as perspectivas únicas que indivíduos com formação educacional internacional trazem para o local de trabalho. O que importa é o conhecimento. E foi com essa mentalidade que a catarinense Fernanda Costabeber traçou o seu próprio caminho. Há cinco anos residente no estado da Georgia, a mãe de dois filhos viu possibilidades em vez de limites. Fernanda se inscreveu no curso de administração do Centro Universitário Internacional UNINTER. Como havia cursado dois anos de faculdade anteriormente, pôde fazer reaproveitamento de algumas disciplinas. Paralelamente, ela seguiu aprimorando o seu inglês. Segundo Fernanda, só de iniciar o curso novas portas se abriram! Hoje, além de estudante do curso de administração, ela também trabalha para uma empresa nos Estados Unidos.
Fernanda é uma entre inúmeros brasileiros que investem na educação para conquistar seus sonhos estejam onde estiverem. Conhecimento não tem endereço físico e, para muitos, é o passaporte de entrada no mercado de trabalho. Atualmente, há grande demanda por profissionais qualificados em diversas áreas como engenharia de software, tecnologia da informação, gestão de mídias sociais, entre outras. Um bacharelado é sem dúvida o melhor caminho para conquistar uma vaga de emprego ou até mesmo abrir a sua própria empresa, de forma competitiva e qualificada. Na UNINTER, brasileiros que vivem no exterior têm acesso a mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação. As aulas são 100% online e em português, ideal para os brasileiros com proficiência limitada em inglês, pois poderão absorver o aprendizado com maior facilidade em sua língua natal. Outra vantagem é que o aluno pode escolher o seu horário de estudo, não precisando parar de trabalhar para finalizar a sua faculdade.
Para saber mais sobre as opções de cursos oferecidos pela UNINTER, visite uninteramericas.com e inicie a sua jornada universitária.