O domingo de eleições presidenciais da Venezuela foi marcado por protestos de venezuelanos em mais de 30 cidades do Brasil, incluindo Santa Catarina. As manifestações de venezuelanos pediam a saída do atual presidente Nicolás Maduro, em apoio ao adversário dele na eleição deste domingo, o diplomata Edmundo González Urrutia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Blumenau, terceira maior cidade de SC, um grupo de venezuelanos se reuniu em frente à prefeitura com bandeiras do país vizinho e faixas contra Maduro. Nas redes sociais, imagens também mostraram mobilizações de venezuelanos em Chapecó e em Florianópolis, com uma caminhada sobre a Ponte Hercílio Luz. Em outras regiões do país, como a fronteira da Venezuela com o Brasil, em Roraima, também foram registradas manifestações.
A expectativa é de que cerca de 21 milhões de eleitores fossem às urnas na Venezuela neste domingo.
Santa Catarina já recebeu cerca de 48 mil venezuelanos, segundo dados do sistema de imigração da Polícia Federal. É o terceiro estado que mais recebeu venezuelanos no país nos últimos anos, atrás apenas de Roraima e Amazonas, que são portas de entrada para a população do país em função da proximidade geográfica.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do protesto em Blumenau
Apesar disso, venezuelanos só poderiam votar nas eleições do país na embaixada, em Brasília. Além disso, há exigências como o cadastro em um registro na cidade natal que dificulta a participação de quem mora fora do país nas eleições presidenciais.
Em todo o Brasil, estima-se que haja cerca de 570 mil venezuelanos vivendo no país.
Leia também
Educação corrige edital e reabre inscrição para maior concurso da história em SC
Cidade do Oeste de SC é principal destino de imigrantes vindos da Venezuela