O presidente também afirmou que o Brasil “se reencontrou com a civilização”. A declaração é uma crítica ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sem citar nominalmente a gestão anterior, Lula disse que o país passou por uma “enorme destruição”, com corte de recursos para educação, saúde e meio ambiente. “Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta. Deixaram a maior taxa de juros do planeta. A inflação disparou e atingiu 8,25%. Diziam defender a família. Mas deixaram milhões de famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas”, criticou.
Apesar das críticas, Lula frisou que é hora de falar em “reconstrução e futuro”. O petista destacou números do governo, como o crescimento da economia, a geração de empregos e a retomada de programas sociais. Ele também mencionou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional. A medida, segundo Lula, vai “descomplicar a economia” e baratear o preço de alimentos e produtos essenciais, como a carne.
Lula disse também que o “Brasil voltou ao mundo” ao citar o reposicionamento do país no cenário internacional. Ele lembrou que o Brasil vai sediar a reunião do G20 em novembro, além da COP-25 no ano que vem, em Belém. “Vamos colocar no centro do debate internacional a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Não podemos nos calar diante de um drama que afeta a vida de 733 milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo. Para tornar o mundo mais justo, estamos levando para o G20 a proposta de taxação dos super-ricos, que já conta com a adesão de vários países.”
O pronunciamento marcou um ano e meio do governo Lula. Segundo o presidente, a fala foi uma forma de “prestar contas” à nação sobre o que foi feito neste período.
Apostavam que o crescimento do PIB não passaria de 0,8%, mas crescemos quase 3% no ano passado, e vamos continuar crescendo. O salário mínimo voltou a ter aumento acima da inflação. E quase 90% das categorias profissionais tiveram aumento real de salário. Aprovamos a igualdade salarial entre homens e mulheres. A inflação está sob controle e caindo. Mais de 2 milhões e 700 mil empregos foram criados e a taxa de desemprego é a menor em dez anos. Isentamos do Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos. Vinte e quatro milhões de pessoas ficaram livres do pesadelo da fome.
O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil. Este é o resultado de uma diplomacia ativa e altiva: o mundo voltou a acreditar no Brasil, na capacidade do nosso povo e em nosso compromisso com a democracia.