Publicado em 14/05/2024 17:07
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, em parceria com os governos federal e municipal, realizou na manhã desta terça-feira, 14, do Seminário Regional da Construção da Política Territorial de Alfabetização do Acre para a regional do Baixo Acre, no auditório da SEE, em Rio Branco.
Na abertura do seminário, estiveram presentes a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, o secretário adjunto de Ensino da SEE, Tião Flores; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; a secretária municipal de Educação de Xapuri e representante da Undime no Acre, Fernanda de Abreu; e a coordenadora-geral de alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Mônica Silva.
Os seminários do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, que têm o governo do Estado e as prefeituras como parceiros, serão realizados nas cinco regionais do estado. Nesta terça-feira, participaram professores, gestores, coordenadores e secretários municipais de educação dos sete municípios do regional Baixo Acre, sendo eles: Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro, Bujari, Porto Acre e Acrelândia.
A vice-governadora Mailza Assis destacou o comprometimento do governo do Acre com a educação e alfabetização. A gestora falou da importância desse ato e agradeceu ao governo federal e às prefeituras do Acre pela parceria nesse esforço.
“A educação é uma das prioridades da nossa gestão e nosso compromisso continua firme. Sempre digo que só há crescimento com melhorias na educação. É importante que estejamos todos juntos, de mãos dadas, o governo do Estado, ajudando por meio das capacitações, fortalecendo a área da educação, os trabalhadores da educação, além de incentivar as famílias para que coloquem os seus filhos na escola para melhorar os resultados. Temos investido na carreira dos professores, equipamentos, e hoje damos um salto em parceria com os municípios para erradicar o analfabetismo infantil”, disse.
De acordo com Márcio Parente, articulador do Compromisso Alfabetiza Acre, o programa incentiva os estados a criarem suas políticas territoriais de alfabetização e oferece apoio para isso, realizando investimentos tanto em infraestrutura como em material pedagógico, além de efetuar premiação em boas práticas.
“O que estamos fazendo hoje aqui é um seminário para discutir, com a Regional do Baixo Acre, a construção de nossa política territorial de alfabetização, debatendo com os nossos atores principais essa política, para ter uma proposta de minuta territorial que a gente possa consolidar”, explicou.
[Agência de Notícias do Acre]