Vinho grátis estava escondido nos termos de privacidade de organização FreePik
Para comprovar a tese de que ninguém – ou quase ninguém – lê os termos de privacidade de empresas, uma organização britânica focada em tributos inseriu uma oferta inusitada no meio das cláusulas em seu próprio site, no último mês de fevereiro: uma garrafa de vinho. O brinde só seria notado por quem se dedicasse a ler o longo texto até o fim.
“Este site usa cookies para lembrar seu nome se você deixar um comentário. Você pode rejeitá-los se quiser”, dizia a política de privacidade da empresa, seguida pela frase: “Enviaremos uma garrafa de bom vinho para a primeira pessoa que ler isto.”
O advogado e fundador da Tax Policy Associates, Dan Neidle, contou a história no X nesta quinta-feira (9/5). De acordo com ele, a oferta tinha acabado de ser descoberta por um usuário, mais de três meses após ser inserida no site.
“Nosso experimento em andamento para saber se alguém lê os T&C do site continua. Colocamos isso em nossos termos em fevereiro e só agora foi notado”, escreveu Neidle no post.
Em resposta a um comentário no LinkedIn, onde ele reproduziu a mensagem, Neidle disse que o leitor curioso recebeu um vinho francês Château de Sales 2013/14.
A política de privacidade passou a ser obrigatória para todas as empresas e organizações europeias que manuseiem dados de clientes com a implantação da Regulamentação Geral de Proteção de Dados (GDPR), em 2018. A lei inspirou a brasileira Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020.
Mais recente
Próxima
Nestlé e co.liga vão capacitar 500 jovens que desejam empreender com gastronomia