João Maraschin é um estilista brasileiro conhecido pelo trabalho artesanal e compromisso com a sustentabilidade na própria marca homônima. O designer, após estrear no São Paulo Fashion Week N56 ano passado, embarcará em uma nova fase profissional em agosto: ele fará parte do lineup de desfiles da semana de moda de Copenhague pela primeira vez, para a temporada de primavera/verão 2025.
Vem saber mais detalhes!
Maraschin conquistou os holofotes fashion tanto no Brasil quanto no exterior nos últimos anos. A carreira do designer é marcada por passagens em grifes de renome internacional, como JW Anderson e Wales Bonner. O foco em técnicas manuais, a exemplo de bordado, macramê e crochê, é o diferencial no trabalho do artista.
Com tamanho talento e influência construída ao longo dos anos, o estilista gaúcho agora fará um desfile na semana de moda escadinava. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 9 de agosto, com uma variedade de apresentações digitais e físicas.
Relembre conquistas de João
Natural de Caxias do Sul, Maraschin ganhou reconhecimento na moda por ter um olhar contemporâneo sobre o artesanato. Ele costuma criar peças únicas com uma paleta de cores atual e modelagens inovadoras.
A marca homônima, fundada em 2020, é fruto de anos de experiência e pesquisa, além da combinação da tradição artesanal com a busca por práticas sustentáveis. Os itens da etiqueta são desenvolvidos por artesãs de comunidades no interior de Minas Gerais, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul.
O designer também se destaca por ter envolvimento em projetos sociais que visam valorizar o feito à mão e reaproveitar materiais excedentes, o que demonstra um compromisso genuíno com a comunidade e o meio ambiente por parte dele.
No ano passado, o artista ficou entre 22 semifinalistas do Prêmio LVMH, que tem como objetivo oferecer visibilidade a novos talentos da moda, além de proporcionar apoio para o desenvolvimento das marcas deles. Maraschin também foi um dos indicados na primeira edição do Latin American Fashion Awards, na categoria Projeto Artesanal.
Com a participação no Copenhagen Fashion Week, Maraschin tem a oportunidade de compartilhar sua visão única com um público internacional. Isso certamente consolidará a posição do estilista gaúcho como um dos talentos mais promissores da moda contemporânea. Além disso, traz ainda uma bagagem de representatividade em locais predominantemente ocupados por europeus.