Expedição Rio: escolinha forma pequenos velejadores na Ilha Grande e incentiva a cidadania pelo esporte
A estreia da nova temporada de Expedição Rio mostra que velejar pode ser um esporte acessível. Uma escola na Ilha Grande, na Costa Verde fluminense, ensina a prática a crianças e adolescentes.
A ideia é, por meio do esporte, incentivar a cidadania e a construção de uma sociedade mais saudável.
“A vela era um esporte muito inacessível. E a gente tem um lugar onde tem tudo: tem a vela, a natureza, tem o mar, tem as crianças. Só faltava um incentivo”, destacou Daniel Assis Dana, um dos responsáveis pelo projeto.
O Projeto Social Escola Náutica de Ilha Grande dá aula de vela em diferentes categorias de barcos, como a Optimist e a Laser.
“Futuramente, eu pretendo ficar com a vela, quero ser velejadora”, contou Luiza, que participa das aulas.
O Expedição Rio mostra as belezas de lugares pouco conhecidos do Rio de Janeiro.
A Vila do Abraão, na região central da Ilha Grande, é o espaço mais popular, reunindo comércio, órgãos de segurança e infraestrutura.
Com jeito de cidade de interior, não é permitido circular de carro, apenas de bicicleta. A chegada ao local acontece por meio de uma barca que vai de Mangaratiba até lá.
Segundo a Unesco, os Sítios do Patrimônio Mundial Natural protegem áreas consideradas excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e da paisagem. A proteção ao ambiente, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial.
Os Sítios geram, além de benefícios à natureza, uma importante fonte de renda oriunda do desenvolvimento do ecoturismo.