Peça “Ledores no Breu”, da Cia do Tijolo (SP), é o destaque nacional da programação e será aberta à comunidade
Fotos e release: https://drive.google.com/drive/folders/1g6dcIqzxi1LdjlRbETMcfEFJvISQONr8?usp=sharing
O FIARTE – Festival Itinerante de Arte-Educação chega à Brazlândia, superando o desafio de deslocar a produção teatral do centro de Brasília para regiões administrativas. Em uma cidade que ainda não possui um centro cultural como equipamento público, a programação gratuita ocupará, a partir de 6 de maio, auditórios e quadras de esporte de escolas da rede de ensino do Distrito Federal, além de levar um espetáculo exclusivo para a Unidade de Internação de Brazlândia.
A peça “Ledores no Breu”, produzida pela Cia do Tijolo, de São Paulo, grupo com grande projeção na cena teatral nacional, é um dos destaques da programação e será aberta à comunidade. A apresentação ocorrerá no CED Irmã Regina Velanes Régis, na terça-feira (14/05), às 20h. A organização disponibilizará ônibus gratuitos, saindo da Casa do Hip-Hop e passando por alguns pontos da cidade. Os interessados devem reservar o ingresso e o transporte com antecedência pelo whatsapp, pois as vagas são limitadas.
O festival também conta com três espetáculos produzidos no Distrito Federal e abrirá a programação, no dia 6 de maio, com a peça “Stupide, a história real de dois palhaços”. A apresentação será exclusiva para os jovens em cumprimento de medida de internação na UIBRA, e traz uma reflexão sobre o preconceito racial, a partir da saga do palhaço Chocolat, na França do final do século XIX.
Para as crianças da Escola Parque da Natureza, no dia 09 de maio, a Cia Paepalanthus apresentará o espetáculo “Terra das Memórias”, produção da própria cidade de Brazlândia, que traz a beleza dos contos, das cirandas e da nossa cultura popular.
Já no CED INCRA 8, a Cia Burlesca leva a peça “Bendita Dica”, no dia 9 de maio. O espetáculo versa sobre a história de Santa Dica, uma poderosa líder comunitária que viveu em Lagolândia-GO, promovendo reflexões acerca dos princípios da igualdade, solidariedade e coletividade.
Ao longo do projeto, também serão realizadas ações de formação de espectadores, com oficinas de práticas corporais, produção de produtos naturais, Break Dance, entre outras atividades de arte-educação.
De acordo com Wellington de Oliveira, coordenador artístico e de produção do projeto, o FIARTE explora as confluências entre arte, educação e território. “O Festival parte da premissa de termos as escolas como espaços públicos transformadores e potentes para aproximar a comunidade das produções artísticas. Por isso, a parceria com professores e gestores da rede de ensino está sendo fundamental”, explica.
Nessa mesma direção, a artista e educadora Júlia Fagundes, curadora e produtora executiva da iniciativa, ressalta que o FIARTE busca dialogar com as manifestações de resistência cultural da cidade, colocando o teatro onde ele merece estar, em meio à comunidade. “Por ser uma cidade mais velha que Brasília, Brazlândia é rica em cultura, memória e história e é de se espantar que não conte com um centro cultural oficial, mas a população resiste com suas manifestações culturais nos quintais, na rua, nas igrejas e nas escolas.”
O festival é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e convida toda a comunidade para se juntar a essa celebração da cultura e da educação, vislumbrando um futuro onde o teatro floresce em cada canto da cidade, inspirando e transformando vidas.
SERVIÇO:
FIARTE – Festival Itinerante de Arte-Educação
Quando: De 06 a 14 de maio.
Quanto: entrada franca.
Livre para todos os públicos.
PROGRAMAÇÃO – Sessão aberta à comunidade:
ESPETÁCULO LEDORES NO BREU – Cia do Tijolo (SP)
No CED Irmã Regina Velanes – Brazlândia
Dia 14 de maio de 2024, às 20 horas.
Ingressos e transporte por meio do whatsapp da produção: (61) 98216-0481. O transporte sai da Casa do Hip-Hop, às 19h.
Acessibilidade: o espetáculo contará com audiodescrição e tradução em LIBRAS.
Veja a programação completa em nosso Instagram: @festivalfiarte
Texto e foto: colaboração de Bárbara Alencar