Nesta terça-feira, foi realizada a primeira reunião bimestral entre grêmios estudantis da rede municipal de ensino e equipe gestora da Secretaria de Educação de Florianópolis. Participaram representantes de sete grêmios e do Conselho Estudantil da EJA, que engloba todos os núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Continua após a publicidade
O objetivo foi possibilitar que os integrantes dessas organizações trouxessem suas pautas para o órgão central da SME para ampliar o diálogo e as proposições enquanto política educacional.
Esses encontros são garantidos por intermédio de portaria da SME publicada no último mês de abril. Participaram da reunião, no Centro de Educação Continuada da Secretaria, representantes das escolas básicas José Jacinto Cardoso (Serrinha), Batista Pereira (Ribeirão da Ilha), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho) , Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa), Darcy Ribeiro (Rio Vermelho), Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras) e Osmar Cunha (Canasvieiras).
Continua após a publicidade
No total, há 29 grêmios estudantis e o Conselho Estudantil da EJA, que atuam, principalmente, no interesse coletivo dos estudantes em relação à educação, cultura, esporte, lazer e entretenimento, na participação democrática das decisões e ações escolares. A cada dois meses, representantes de outras unidades estarão reunidos com a SME.
Para o secretário de Educação, Eduardo Gutierres, cada encontro se torna um exercício de cidadania. “Toda representação estudantil deve ser incentivada para a democratização cada vez maior das escolas”, complementou.
Além do secretário de Educação estiveram presentes professores das unidades envolvidas, o secretário adjunto de Educação, Luciano Formighieri , a subsecretária de Educação Básica da SME, Waleska De Franchesci, a diretora de Educação Fundamental, Karla Christine Hermans e a coordenadora dos Grêmios Estudantis, professora Nataliê Cardoso.