O Governo Federal nomeou Guilherme Campos para o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária nesta terça-feira (09). O ex-deputado federal assume a vaga que foi de Neri Geller, exonerado do cargo, dias depois de levantadas suspeitas de irregularidades no leilão do arroz que aconteceu em 6 de junho, tendo sido, inclusive, cancelado.
O cargo estava vago desde 12 de junho e o nome de Campos Júnior foi recomendado pela bancada do PSD na Câmara dos Deputados e teve a indicação acatada pela Secretaria de Relações Institucionais e pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, conforme informou o o Estadão.
O Ministério da Agricultura esperou o lançamento do Plano Safra 2024/25, que ocorreu no último dia três, para oficializar o nome de Campos Júnior ao novo cargo. A nomeação consta em portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
Campos estava no cargo de Superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo. Ex-deputado federal, ele já exerceu dois mandatos e também já foi vice-prefeito de Campinas (SP), além de presidente dos Correios durante o governo de Michel Temer.
No Congresso Nacional foi presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria e da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário e defendeu bandeiras importantes para o crescimento econômico do país. Liderou diversas iniciativas em prol da micro e pequena empresa para fomentar o crescimento destes negócios, bem como a racionalização da cobrança de tributos e há mais de 10 anos se engajou na luta pela diferenciação de preços para pagamento em dinheiro e no cartão, lei que foi sancionada em junho de 2017 representando uma grande conquista do consumidor.
Em Janeiro deste ano, Guilherme Campos Júnior esteve nos estúdios do Notícias Agrícolas para participar do podcast Conversa de Cerca, em que contou a sua trajetória profissional e também do agro paulista.
Por: Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas