Foi realizada, na manhã do sábado (11), nas dependências da E. E. Geraldo Teixeira da Costa, no bairro Boa Esperança, a primeira etapa da 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Santa Luzia – CGTES. O evento foi convocado pelo Conselho Municipal de Saúde de Santa Luzia e coordenado por sua Comissão Organizadora. A etapa Regional Sede será seguida pela etapa Regional São Benedito, a ser realizada no sábado, dia 18 de maio.
O encontro teve como tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e contou com três eixos temáticos: I – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer.
Os objetivos da 1ª Conferência são: A) Debater o tema da Conferência; B) Propor diretrizes para a formulação da política municipal, estadual e nacional de gestão do trabalho e da educação na Saúde; C) Mobilizar, fortalecer e estabelecer diálogos diretos com a classe trabalhadora municipal acerca do trabalho e da educação em saúde; D) Avaliar a situação do trabalho e da educação na saúde; E) Discutir as responsabilidades do estado e dos governos com a formação, qualificação, processos e condições de trabalho na saúde; e F) Eleger delegadas e delegados para representar o município de Santa Luzia na 4ª Conferência Estadual de Saúde de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Minas Gerais.
Findos os encontros, a comissão organizadora deverá elaborar, em no máximo três dias, um relatório contendo as diretrizes e propostas da 1ª Conferência – CGTES de Santa Luzia, relatório que será apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde e divulgado nas mídias sociais do Conselho de Saúde.
Para representar o município de Santa Luzia na 4ª Conferência – CGTES Estadual deverão ser indicados oito delegados(as), sendo quatro representando o seguimento de usuários; dois representando o seguimento de trabalhadores; e dois representando o governo/prestadores de serviços. Em cada etapa serão eleitos quatro delegados(as), sendo dois usuários, um trabalhador e um do segmento do gestor.