Por Pedro Pereira / Com Fotos de Reprodução
Entre a última vez que o Inter de Santa Maria disputou uma partida válida pelo Campeonato Gaúcho Série A, em 2 de abril de 2011, e este domingo (28), quando o Alvirrubro decide o acesso à elite mais uma vez, passaram-se 13 temporadas. De lá para cá, muitas coisas mudaram no mundo inteiro, tanto relacionadas ao contexto do futebol quanto às temáticas mais variadas.
No que diz respeito ao esporte, por exemplo, quando os santa-marienses entraram em campo diante do Pelotas, jogo que definiu o rebaixamento à segunda divisão, Neymar ainda era um jovem atleta do Santos. Pelo clube paulista, inclusive, o jogador era o atual campeão da Copa do Brasil. O Fluminense e o Internacional (de Porto Alegre), da mesma forma, detinham os títulos do Brasileirão e da Libertadores.
No contexto internacional, a Inter de Milão era a vencedora da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, e a Seleção Espanhola da Copa do Mundo. No Oscar de 2011, “O Discurso do Rei” ganhou o prêmio de Melhor Filme, enquanto Colin Firth e Natalia Portman foram nomeados Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. Toy Story 3 foi eleito o Melhor Filme de Animação naquele evento.
Inexistente nos dias de hoje, o Orkut era a rede social mais utilizada da época. O Instagram, que domina as métricas atualmente, havia sido lançado há poucos meses quando o Inter-SM deu adeus ao Gauchão Série A. Dilma Rousseff era a presidenta do Brasil, enquanto Tarso Genro era governador do Rio Grande do Sul. Natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, Maria Melillo foi campeã do Big Brother Brasil daquele ano e a banda Restart, de pop rock, era uma das mais ouvidas no país.
Com uma vitória simples em cima do Pelotas neste domingo, o Alvirrubro confirma o retorno à primeira divisão estadual. Na partida de ida, em solo pelotense, as equipes empataram sem gols. Clique aqui para conferir como foi esta saga de mais de uma década longe da elite para o Inter de Santa Maria. Com ingressos esgotados, o time deve receber o rival de casa cheia.