Juazeiro do Norte está entre as 10 melhores cidades do Ceará no que se refere à taxa de alfabetização. Dos 184 municípios cearenses, Juazeiro ocupa o 8º lugar. É o que apontam as informações divulgadas na última sexta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados apurados no Censo Demográfico de 2022. Na região do Cariri, o município se destaca ocupando a 1ª posição, com um índice de 89,11% das pessoas com 15 anos ou mais alfabetizadas.
A rede municipal de ensino é composta por cerca de 34 mil estudantes matriculados da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2023, 31,75% dos recursos de Juazeiro do Norte foram investidos em Educação. Já em 2022, foram 32%, o que pode ser exemplificado na construção de 10 novas escolas e na reconstrução de 47 escolas. Houve também investimentos em arte, cultura, robótica, sistema de avaliação, fardamento para todas as etapas de ensino, feira científica, entre outros.
Em março deste ano, de acordo com resultados do Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB) apontados pela Gestão Institucional Roda Educativa, foi evidenciado que Juazeiro também avançou. Fazendo um comparativo com os últimos anos, o município cresceu, saindo da nota 4,1 em 2015 para a nota 5,0 em 2023.
Uma série de projetos e investimentos vem sendo realizada na Educação do Município por meio do Programa Municipal Educa Juazeiro e, segundo a secretária de educação, Márcia Franca, essa colheita tende a aparecer conforme as iniciativas se desenvolvem com foco na aprendizagem dos educandos. “Sabemos que os resultados referentes à Educação são colhidos a longo prazo, mas já conseguimos evidenciar que os nossos esforços com a execução de vários projetos pedagógicos, desde a Educação Infantil, refletem nesses dados”, pontuou a gestora.
Buscando garantir cada vez mais a melhoria do aprendizado dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, inúmeras atividades têm se consolidado. Jogos Estudantis (JEJUNOs), Feira Científica (Fecijuno), fortalecimento dos colegiados, atuação das fanfarras, festival de arte, promoção da leitura e escrita através do projeto Juazeiro Leitor e do Poesia na Calçada são alguns dos indicadores para tornar a rede municipal com mais oportunidades para crianças e jovens. Robótica, empreendedorismo e fomento à tecnologia também se destacam como estratégias inovadoras para o ensino.