O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) acaba de anunciar na Agrishow uma linha de crédito destinada a suprir a necessidade de recursos para micro, pequenos e médios produtores rurais e suas cooperativas. A proposta, segundo Alexandre Abreu, diretor financeiro e de crédito digital para MPMEs do BNDES, é garantir a continuidade e expansão das produções agropecuárias, além de mitigar os impactos das intempéries climáticas enfrentadas nos últimos anos em todo o país.
Veja abaixo algumas das novidades (e curiosidades) em equipamentos para grandes e pequenos plantios que estão em exposição na Agrishow 2024.
Pecuária familiar
Parceira do programa federal Mais Alimento, que visa a incentivar a agricultura familiar, a Casale é uma das que embarcou na proposta do BNDES. A empresa lançou uma linha de equipamentos voltados ao pequeno produtor ou àquele que quer iniciar a profissionalização do seu negócio: um novo modelo de misturador de ração, que é autocarregável, e um de coxo.
Os equipamentos prometem aumentar a produtividade e intensificar a eficiência desses produtores. “Quando a gente fala desse segmento da pecuária, de pequenos e médios, falamos de um percentual enorme da quantidade de produtores no Brasil. Só produtores de leite que se enquadram nessa faixa de pequeno e médio são mais de um milhão de propriedades”, afirma Ronis Paixão, presidente da Casale. A expectativa é que, nesta edição da Agrishow, o segmento familiar responda por cerca de 20% das vendas.
Carro voador
O eVTOL 216-S, também chamado de “carro voador”, é uma das grandes sensações da Agrishow. Trazido para o Brasil pela Gohobby, maior distribuidora de drones na América Latina, o veículo é fabricado pela chinesa EHang. Transporta até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 quilos em um alcance de 30 quilômetros.