Portugal vai construir um novo aeroporto internacional no município de Alcochete, do outro lado do rio Tejo, na região de Lisboa.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Luis Montenegro na terça-feira (14), após incerteza sobre a localização do novo terminal. O Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) foi batizado com o nome do famoso poeta Luís de Camões.
O novo aeroporto será construído no aeródromo militar em Alcochete, cerca de 40 quilômetros a leste de Lisboa, e deverá estar pronto até 2034.
O NAL substituirá o terminal Humberto Delgado de Lisboa, perto do centro da cidade. Enquanto isso, o aeroporto atual será ampliado durante as construções.
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, disse que o projeto custaria até 9 bilhões de euros, acrescentando que seria construído com fundos da União Europeia, parcerias público-privadas e tarifas aeroportuárias e não por meio do orçamento do Estado.
Como parte das obras e para agilizar o acesso dos passageiros ao centro de Lisboa, o governo deve construir uma terceira ponte sobre o rio Tejo. Segundo o ministro, ainda não há decisão se a ponte será apenas para trens ou também para veículos.