Iniciou nesta quinta-feira (23) e vai até hoje (24) a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência está sendo realizada na Igreja do Tabernáculo Batista, localizada na Rua Célio Mota, 02, Bairro Dom Aristides, Marituba.
A Secretária Municipal de Saúde (Sesau) preside o evento, que conta com uma Coordenação Geral eleita pelo Pleno do Conselho Municipal de Saúde.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edmilson Picanço, o evento representa um momento para discussão de políticas públicas no sentido de contribuir com propostas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“Para melhorar o Sistema Único de Saúde e, sobretudo, melhorar que já está bom. É preciso que a gente implante mais políticas públicas, discutindo a questão a gestão da educação de saúde que envolve os gestores, trabalhadores de saúde e, sobretudo os usuários do Sistema de Saúde”, explicou Picanço.
A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde é uma etapa para a realização da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Pará que está marcada para os dias 26, 27 e 28 de junho de 2024, na capital.
A palestra Magna realizada nesta sexta-feira (24), teve como palestrante a professora e socióloga Sandra Freitas que falou sobre o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.
Três sub-eixos norteiam as discussões: Democracia e controle social, Trabalho digno no SUS e Educação para o desenvolvimento do trabalho na saúde.
A participação na conferência municipal é paritária, com representantes dos três segmentos do SUS.
A eleição dos delegados e delegadas ocorreu nas Pré-Conferências, realizadas no dia os dias 26 de abril (Usuários) e 29 de abril (Trabalhadores e Gestores/Prestadores).
Da Redação Comus
Fotos: Fernando Nobre