O Ministro do Esporte, André Fufuca, enviou um ofício ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, solicitando a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol devido às fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul.
As chuvas têm causado uma série de transtornos na região desde o dia 29 de abril, levando à tragédia e afetando significativamente a população gaúcha.
O ministro argumenta que, dada a magnitude do desastre, é necessário que o país concentre seus esforços em apoiar tanto os afetados quanto os times de futebol e suas famílias na região.
No entanto, o ofício não especifica um prazo para a paralisação do campeonato.
Os times gaúchos da Série A do Brasileirão – Internacional, Grêmio e Juventude – já haviam solicitado a paralisação dos jogos através da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
As chuvas também causaram danos aos estádios, com o Beira-Rio e a Arena do Grêmio sendo alagados, afetando as operações dos clubes. Além disso, os centros de treinamento das equipes também foram impactados, com o Juventude enfrentando desafios logísticos devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
A CBF anunciou o adiamento dos jogos dos times gaúchos por 20 dias, em resposta ao agravamento da situação no estado.
Apesar da pressão pelo adiamento de toda a 6ª rodada do Brasileirão, a CBF optou por manter o andamento do campeonato sem a participação dos times gaúchos.