O ministro do Esporte, André Fufuca, pediu nesta sexta-feira (10) ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, para que o Campeonato Brasileiro seja paralisado. No ofício, o ministro ressaltou que o número de municípios gaúchos afetados pelas chuvas subiu para 431 no total, o equivalente a 80% das cidades do estado, e que o psicológico dos atletas foi afetado de forma imensurável.
“É desoladora a situação em que se encontram jogadores e familiares, de forma imensurável o quanto o físico e psicológico desses atletas foi afetado”, destacou Fufuca, no documento.
O governo federal pediu a paralisação do campeonato em decorrência do Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul.
“Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento, concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado”, enfatizou o ministro.
A CBF ainda não se manifestou sobre o pedido do Ministério do Esporte.