O Guaíba segue em tendência de queda pelo quarto dia consecutivo. Na última medição, às 9h15, o nível estava em 4,52 metros, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS).
Contudo, o mas o ritmo de descida na madrugada e no começo da manhã é menor que o observado nos últimos dias. A primeira medição do dia, à meia-noite, indicava 4,55 metros, ou seja, baixou apenas 3 centímetros em nove horas.
O motivo para o ritmo mais lento de descida das águas tem origem meteorológica e hidrológica, de acordo com a MetSul Meteorologia. No campo hidrológico, está chegando a vazão provocada pela chuva que caiu nas bacias dos rios contribuintes nos últimos três dias. Com os volumes não foram altos, não se observa uma elevação maior e apenas uma baixa mais lenta.
Veja Também
Além disso, tanto hoje como amanhã, haverá vento do quadrante Sul no Norte da Lagoa dos Patos, gerando represamento e dificultando o escoamento das águas. O vento Sul não é forte, mas impacta o nível. Mesmo breves oscilações de alta são possíveis neste fim de semana, mas a tendência geral é manter a curva de baixa.
A MetSul ainda reforça que a enchente vai se prolongar e que Porto Alegre vai começar junho ainda sob condições de cheia, com áreas da cidade ainda com água.