Em 17 de maio de 2024, a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC) determinou que há uma indicação razoável de que uma indústria dos EUA sofreu danos materiais devido às importações de 2,4-D de China e Índia, que são alegadamente vendidos nos Estados Unidos por um valor inferior ao justo e subsidiados pelos governos da China e da Índia.
Como resultado das determinações afirmativas da Comissão, o Departamento de Comércio dos EUA continuará suas investigações sobre as importações de 2,4-D da China e da Índia, com suas determinações preliminares de direitos compensatórios previstas para 27 de junho de 2024, e suas determinações antidumping preliminares e de impostos com vencimento próximo ao dia 10 de setembro de 2024.
De acordo com a National Corn Growers Association (NCGA) a decisão impactará os agricultores. ″Estamos desapontados que o USITC não tenha ouvido o feedback dos agricultores sobre o quão prejudiciais essas tarifas poderão ser para a América rural″, disse o agricultor de Minnesota e presidente da NCGA, Harold Wolle. ″Os preços do milho já estão baixos e os custos dos insumos têm aumentado. Esta decisão só irá agravar os nossos problemas” ressaltou Wolle.
Seis dos principais grupos de produtos de base do país, incluindo a Associação Nacional de Produtores de Milho, enviaram uma carta à Comissão de Comércio Internacional dos EUA em abril, encorajando-a a votar contra o avanço da petição.
Os produtores afirmaram que as importações abrangidas por este caso são as principais fontes de abastecimento além da Corteva, que é o único fabricante dos EUA, e que os agricultores dos EUA não podem contar com um único fornecedor nacional de 2,4-D para satisfazer quase todas as necessidades do mercado.
Os direitos sobre as importações de 2,4-D dos dois países intensificariam o que já é um período difícil para muitos produtores, à medida que os principais custos dos insumos continuam a aumentar.
O Departamento de Agricultura dos EUA prevê despesas de caixa com produção agrícola recordes para 2024. Ao mesmo tempo, os valores das colheitas estão diminuindo. O USDA projeta que as receitas totais de caixa das colheitas em 2024 serão 11,7% inferiores às de 2022.
A NCGA pretende continuar se envolvendo nesse caso à medida que avança para a próxima fase, incluindo a fase final na Comissão de Comércio Internacional dos EUA no início do próximo ano.
Fonte: Agropages, publicado em 20/05/2024
Fonte da imagem: Freepik