O sistema para as prefeituras enviarem as informações será aberto na próxima quarta-feira (22). Já o prazo para as famílias confirmarem as informações entra no ar apenas na próxima segunda-feira (27), segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A consulta aos beneficiados será possível a partir de uma conta GovBr. Após o dia 27, o responsável pela família atingida deve acessar o sistema para confirmar as informações. Feito isso, os dados serão enviados para a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo pagamento.
O recebimento do Auxílio Reconstrução ocorre por uma poupança social digital da Caixa. A abertura da conta será feita automaticamente em nome do beneficiário. Para quem tem relacionamento com a instituição, a conta utilizada para o pagamento será aquela já vigente.
Auxílio Pix
O governo do Rio Grande do Sul já começou a desembolsar R$ 2.000 aos afetados pela tragédia. A rodada inicial de pagamentos beneficiou 428 famílias residentes nas cidades de Arroio do Meio e Encantado. Os municípios do Vale do Taquari foram priorizados porque possuem infraestrutura adequada para iniciar a recuperação e a reconstrução.
A expectativa é de que 72,5 mil famílias sejam beneficiadas na etapa inicial. Segundo o governo estadual, o cronograma dos pagamentos para as demais cidades afetadas será divulgado nos próximos dias.