Se a delegação brasleira nos Jogos Olímpicos de Paris fosse formada por cantores e atores, o país teria representantes em várias modalidades.
Muitos artistas brasileiros praticam esportes olímpicos, como natação, ginástica olímpica, tênis, boxe e outras atividades que serão apresentadas nas próximas semanas nos jogos de Paris.
Alguns exemplos são Daniella Cicarelli no triatlo, a Danni Suzuki no surf e o José Loreto no judô.
Alguns famosos, inclusive, sonhavam em seguir os esportes profissionalmente antes de se encontrarem na arte, como é o caso de Andrea Beltrão, que pratica natação desde a infância.
Veja mais famosos que praticam esportes olímpicos:
A nadadora Andrea Beltrão
Andrea Beltrão pratica natação desde a infância e sonhava em participar de uma Olimpíada.
Em uma entrevista para a revista Trip, ela comentou que, aos poucos, foi deixando os sonhos das Olimpíadas para trás. Mas nunca abandonou o esporte. E há cerca de dez anos, ela decidiu começar os treinos no mar.
“Moro de frente para a praia, tenho essa sorte tremenda. Aí eu via que tinha barracas de natação. E fiquei a fim de tentar. E fui. E nunca mais parei. Outro dia estava fazendo as contas com meu professor e ele falou: ‘Andrea, acho que você nada há mais de dez anos comigo’. Pra mim, parece que foi ontem”, relembra a atriz.
“Pra mim, [a natação] funciona muito como uma parte importante da minha vida ordinária, é um lugar que é só meu.”
Alice Wegmann foi atleta federada na ginastica artística dos 3 aos 11 anos. Ela chegou a participar do campeonato brasileiro e foi campeã estadual.
Alice já contou em uma entrevista a história de como ela saltou da ginástica para a atuação.
“Foi uma pessoa da Globo ver o treino de ginástica olímpica que eu tava fazendo e precisavam de uma atleta para fazer uma personagem em uma novela. Fiz o teste e não passei”, conta a atriz, que estava com 11 anos na ocasião.
Apesar de não ser aprovada no teste, Alice se inscreveu em um curso de teatro naquele mesmo ano. Assim, o sonho da carreira como ginasta acabou ficando pra segundo plano.
Mas ginástica artística não é o único esporte olímpico já praticado pela atriz. Alice já nadou, jogou tênis, vôlei, futevôlei, handball, futebol e, atualmente, ela tem praticado boxe e compartilhado sua rotina com o novo esporte nas redes.
O boxeador Baco Exu do Blues
Baco Exu do Blues já levou o boxe muito a sério. Há cerca de 10 anos, o rapper sonhava em ser boxeador e treinou forte dos 14 aos 17 anos. Só parou porque começou a fazer sucesso na música.
Baco retornou aos treinos recentemente. O esporte o ajudou a perder cerca de 40 quilos, além de auxiliar o artista em algumas batalhas mentais.
Outra cantora que também já foi praticante de boxe é Sandy. Apesar de ter adotado o esporte só como amadora, ela levou a prática para outro patamar, usando seu conhecimento durante a participação no programa “The Ultimate Fighter Brasil”. Em 2012, a Sandy foi a mestre de cerimonias da casa dos participantes do programa.
Sandy tinha começado a praticar o esporte 5 anos antes de assumir esse projeto. E surpreendeu muita gente quando revelou sua paixão pelo boxe.
“O que mais ouço das pessoas é: ‘você é tão delicadinha, você combina com balé, não com luta'”, explicou a cantora na época.
“Quando estou lutando, eu sinto que descarrego um pouco a minha tensão. Então é meio que uma terapia mesmo, pro meu corpo, pra minha cabeça.”
Os tenistas Marcos e Belutti
Marcos e Belutti são praticantes de tênis. Os dois costumam praticar juntos e Marcos, inclusive, começou a praticar o esporte para poder jogar com Belutti depois de perceber que era muito mais fácil marcar uma partida entre os dois para treinar do que movimentar toda sua equipe e a banda para agendar um jogo de futebol.
“Comecei a jogar para praticar um esporte e jogar tênis com o Belutti. Depois, acabou se tornando uma grande paixão”, conta Marcos.
Além de fazer um bem danado para a saúde e para a cabeça, traz uma satisfação muito boa”, explica Belutti sobre a escolha da prática.
O cantor ainda passou a paixão pelo esporte para o filho, Luis Miguel, de 8 anos. Os dois acompanham torneios nacionais e internacionais, treinam juntos, e o pequeno já participou de vários campeonatos.
“É um prazer para ele jogar e treinar com o pai, ele adora. E eu, como pai, não preciso nem falar nada sobre a satisfação”, elogia Belutti.
Nicolas Prattes corre desde os 15 anos e, no dia 10 de agosto, vai completar sua quarta maratona.
O ator foi um dos selecionados para participar da Maratona da Olímpiada de Paris. Essa é a primeira vez que uma Olimpíada vai liberar o mesmo percurso dos atletas de elite para os corredores amadores.
E Nicolas está no time das cerca de 20 mil pessoas que vão poder ter o gostinho de correr os mesmos 42,195 km das estrelas olímpicas.