“Párocos pelo Sínodo. Um encontro internacional” aconteceu em Sacrofano (Roma) de 28 de abril a 2 de maio. O Diretor da Itepa Faculdades, Prof. Pe. Ivanir Antonio Rampon, que é a Pessoa Referencial do Sínodo 2021-2024 na Arquidiocese de Passo Fundo, foi um dos participantes.
Segundo padre Ivanir havia várias mesas com mais ou menos doze lugares cada. Os 195 presbíteros de mais de 100 países foram distribuídos de acordo com a língua – italiano, inglês, francês e espanhol – e em cada mesa havia padres de vários países e um facilitador: “Eu participei do grupo 14 (língua italiana) com padres da Colômbia, Peru, Itália, República Checa, Eslováquia, Polônia, Coreia do Sul, Reino Unido e Brasil. O facilitador do Grupo era Paolo Foglizzo (da redação de Aggiornamenti Sociali). No encontro havia momentos de orações, silêncios, escutas, falas, diálogos com especialistas, refeições em comum, lazer. O método utilizado nos grupos foi o da “Conversação do Espírito”.
As reflexões giraram em torno de três núcleos: 1) O rosto da Igreja sinodal: experiências e compreensões da sinodalidade nas paróquias e dioceses; 2) Todos discípulos – todos missionários: a participação dos diversos carismas, vocações e ministérios na vida da paróquia e da diocese; 3) Tecer laços, construir comunidade: as dinâmicas de discernimento para a missão e os organismos de participação na vida da paróquia e da diocese.
Conforme relata Pe. Ivanir, “o clima era de grande fraternidade, serenidade, abertura recíproca, respeito, alegria. Todos buscávamos escutar o Espírito Santo. Vivemos um tempo de grande aprendizagem. Alargou-se a nossa compreensão de como, nas diversas partes do mundo, a Igreja está vivendo o espírito sinodal e quais os desafios para ampliar a sinodalidade”.
No final do encontro, os participantes tiveram uma Audiência Privada com o Papa. Francisco, bem animado, respondeu algumas das muitas perguntas que foram elaboradas pelos participantes. Em seguida, assinou uma Carta para todos os Párocos do Mundo, na qual afirma que “a Igreja não poderia caminhar sem o vosso empenho e serviço. Por isso quero começar por vos exprimir gratidão e estima pelo trabalho generoso que diariamente realizais, semeando o Evangelho nos vários tipos de terreno (…). Como pastores, somos chamados a acompanhar (…) as comunidades que servimos e ao mesmo tempo empenhar-nos, com a oração, o discernimento e o zelo apostólico, para que o nosso ministério esteja adequado às exigências duma Igreja sinodal missionária”.
Os resultados do encontro também contribuirão para a elaboração do Intrumentum laboris em preparação da Segunda Sessão da Assembleia que acontecerá em outubro de 2024.
O “Párocos pelos Sínodo. Um encontro internacional” foi organizado pela Secretaria Geral do Sínodo e o Dicastério para o Clero, com a colaboração do Dicastério para a Evangelização (Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares) e do Dicastério para as Igrejas Orientais, tendo por objetivo ouvir e valorizar as experiências vivenciadas nas respectivas Igrejas locais e de oferecer aos participantes uma oportunidade de experimentar o dinamismo do trabalho sinodal num nível universal.